As contribuições da terapia cognitivo comportamental na depressão infantil

Auteurs

  • Karina Kelry Valente Santana Faculdade Estácio Seama
  • Maria das Graças Teles Martins Faculdade Estácio SEAMA

Mots-clés :

Depressão infantil, Psicologia, Terapia cognitivocomportamental

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições da terapia cognitivocomportamental no tratamento da depressão infantil. Na atualidade existem muitas discussões quanto à existência da depressão em crianças. A depressão infantil é considerada uma patologia que pode interferir nos aspectos físicos, afetivos, comportamentais, cognitivos e sociais, sendo percebida como um fenômeno biopsicossocial. A metodologia utilizada foi qualitativa, exploratória com revisão bibliográfica para verificar as contribuições da terapia cognitivo comportamental frente ao quadro de depressão infantil. Os materiais utilizados foram livros, dissertações e artigos, que abordaram o tema: depressão infantil, psicologia e
terapia cognitivo-comportamental indexados nas bases de dados e sites como: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca virtual em saúde (BV- Saúde), Google Acadêmico, Periódicos eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Rede Psicologia (RedePsi) e biblioteca física Estácio SEAMA. Os resultados demonstraram que a Terapia cognitivo- comportamental tem contribuído de maneira eficaz no tratamento da depressão Infantil, sendo assim mostrando-se imprescindível refletir diante dos resultados expostos, que uma infância saudável é essencial para o desenvolvimento pleno do futuro adulto.

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Publiée

2023-12-08

Comment citer

Santana, K. K. V. ., & Martins, M. das G. T. . (2023). As contribuições da terapia cognitivo comportamental na depressão infantil. Estação Científica, 9(JUL./DEZ.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2274

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Rubrique

Artigos