Telenovela: uma trajetória de hibridismo cultural
Mots-clés :
Telenovela, Comunidade imaginada, Narrativa sobre a nação, Cultura popularRésumé
O objeto de estudo deste artigo é a telenovela brasileira. Dado seu amplo e contínuo consumo e a característica mediada de sua produção, ela é tratada aqui como uma forma de produzir um discurso sobre a Nação e uma configuração imagética de se construir e vivenciar a ideia de comunidade. As origens da telenovela brasileira são remotas, e revelam um rico hibridismo que encadeia elementos tão distantes quanto a construção de uma nova concepção do amor na Idade Média e a disseminação dos ideais da Revolução Francesa. Faz escala ainda nos Estados Unidos, Cuba e América Latina, incorporando elementos do teatro, dos jornais, do cinema, do rádio e da TV. Pretende-se, mediante um estudo sobre suas matrizes culturais, discutir a maneira como se articulam sua lógica de produção, a comunicação coletiva e os discursos públicos. Além disto, o artigo apresenta uma pequena revisão do caráter de produto cultural popular e oral da telenovela, que tem despertado um novo interesse das ciências e dos estudos de comunicação, em particular.