O quebra-nozes
Mots-clés :
Quebra-nozes, Balé, Música, ModaRésumé
O artigo visa demonstrar a possibilidade de diálogos vestíveis entre o balé e a moda. Para alcançar esse objetivo foi realizado o mapeamento das danças rituais e suas evoluções, utilizando o aporte teórico dos autores Antônio José Faro, Cecília Bazzotti e Paul Bourcier. Desta forma, o texto aborda o nascimento do balé, desde a idolatria à mulher, que era a protagonista frágil, delicada e apaixonada dos espetáculos do Balé Romântico, até os rigorosos e metódicos movimentos do Balé Clássico. Paralelamente à esta evolução, o artigo se debruça sobre a biografia do compositor Peter Ilitch Tchaikovsky, responsável pela composição do balé “O Quebra-Nozes” objeto deste trabalho. Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, escritor do conto original, “Quebra-nozes & Camundongo rei”, surge no texto como aquele que deu vida a um dos maiores contos já criados e que se tornou um grande espetáculo de balé. Tchaikovsky e Hoffmann inspiram uma coleção de roupas femininas com temática relacionada ao balé Quebra-Nozes, concretizando-se em roupas de caráter contemporâneo.