Currículo: inclusão X exclusão social e cultural dos discentes do nível universitário

Auteurs

  • Rosalena Barbosa Mota Fundação Visconde de Cairu

Mots-clés :

Currículo;, Inclusão/Exclusão;, Ensino Superior.

Résumé

A pesquisa tem como tema “currículo: inclusão X exclusão social e cultural dos discentes do nível universitário” levantou-se o problema: como o currículo inclui ou exclui os discentes do nível universitário de classe social e cultural menos favorecidas? O objetivo geral é verificar quais os elementos do currículo que inclui ou exclui os discentes do nível universitário de classe social e cultural menos favorecidas, foram definidos os objetivos específicos: discutir as concepções de currículo existente na atualidade para o ensino do nível universitário; identificar elementos no currículo que favoreçam a inclusão ou exclusão social e cultural dos estudantes do nível universitário; destacar como e quando acontecem à inclusão ou exclusão; verificar quais os mecanismos oferecidos pelo sistema educacional do nível universitário que facilita ou dificulta a exclusão ou inclusão social e cultural desses estudantes. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, com base na pesquisa bibliográfica e documental, tendo como técnicas de analise a revisão sistemática e o método de levantamento de dados. Ao concluir a pesquisa percebeuse a necessidade de constar discussões sobre a temática, ao passo de trazer contribuições para repensá-lo e contribuir na construção do currículo, de modo a favorecer a inclusão social e cultural em vez da exclusão dos discentes do níveluniversitário.

Téléchargements

Publiée

2023-12-09

Comment citer

Mota, R. B. (2023). Currículo: inclusão X exclusão social e cultural dos discentes do nível universitário. Estação Científica, 11(JUL./DEZ.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2206

Numéro

Rubrique

Artigos