Estágio supervisionado nas licenciaturas: carta aos estudantes estagiários
Palabras clave:
Formação docente, Estágio supervisionado, MetamorfoseResumen
Esta carta-ensaio propõe uma reflexão sensível e crítica sobre o estágio supervisionado nas licenciaturas, rompendo com a lógica burocrática que frequentemente esvazia sua potência formativa. Por meio da metáfora da borboleta, o texto convida os estudantes a viverem o estágio como experiência de metamorfose, conectada à vida real, à subjetividade e à construção da identidade docente. Defende-se que o estágio precisa ser vivenciado com abundância, liberdade e leveza – dimensões que possibilitam a transformação de tarefas obrigatórias em processos significativos de ser e tornar-se professor. O texto denuncia os riscos de uma formação mecânica e celebra a beleza da docência que pulsa nas pequenas experiências, encontros e descobertas vividas no cotidiano escolar. Trata-se de um convite ao voo – simbólico, humano e pedagógico – que o estágio pode representar
Citas
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Docência Universitária: a aula como aconchego. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 79, p. 1467-1478, 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan. Carta aos estudantes dos cursos de licenciatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 19, e024141, 2024. https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19615
ABRAMOVICH, Fanny. Quem Educa Quem? 7. ed. São Paulo: Summus, 1985.
ALLENDE, Isabel. O amante japonês. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2023.
ALVES, Rubem. Sobre o tempo e a eterna idade. Campinas: Papirus, 1995.
BARRETO, Edna Silva; OLIVEIRA, Maria Marly de; ARAÚJO, Mônica Lopes Folena de. Pontos positivos e negativos do estágio supervisionado na perspectiva dos licenciandos em ciências biológicas. Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra, p. 297-301, 2013.
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FORTUNATO, Ivan. Devaneios da docência, ou, um dilema inventado entre Paulo Freire e Ruben Alves. In: da ROZ, Alessandra Luzia; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Coletânea do congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023. p. 439-447.
FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto de; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. A didática na docência: um escrito do fundo do coração. Ponto de Vista, v. 13, n. 3, p. 1-20, 2024. https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18174
LIMA, Maria Socorro Lucena. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 4. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.
PESSOA, Fernando. Poesias Inéditas (1930-1935). Lisboa: Ática, 1955. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/1125
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010.
POLATI, Célia; HENRIQUE, José. “Estágio supervisionado: penso, logo...” impactos da burocracia nas representações de licenciandos de Educação Física da UFRRJ. Rev. ciênc. tecnol. reg. norte, v. 8, n. 1, p. 75-82, 2022. https://periodicos.unir.br/index.php/RCTRN/article/view/6779/4396
ROSENBERG, Anthony James. O estágio burocrático e a formação do professor: paisagens de ação e paisagens de consciência na Licenciatura em Língua Inglesa – um estudo de caso. Dissertação (mestrado em Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Universidade de São Paulo, 2008.
SANTOS, Ivaneide Silva dos; NUNES, Marcone Denys dos Reis. Estágio supervisionado na Licenciatura em Geografia: demandas e significações entre a “burocracia” da regência de ensino e a intervenção nos espaços não formais. In: CONGRESSO NACIONAL NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, 9., 2018, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: [s.n.], 2018. p. 184–192. https://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2017/02/ANAIS_NEPEG_COMPLETO.pdf
SOARES, Ilma Fernandes; BEJARANO, Nelson Rui. Crenças dos professores e formação docente. Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 13, n. 14, 2008. https://doi.org.10.9771/2317-1219rf.v13i14.3024
TAHAN, Malba. O professor e a vida moderna. Rio de Janeiro: Vechhi, 1967.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Estação Científica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.