Saúde Integral da Mulher Negra: peculiaridades e atenção através de um ensaio teórico

Autores/as

Palabras clave:

Saúde da mulher, Equidade em saúde, Racismo estrutural, Políticas públicas, Mulheres negras

Resumen

O presente estudo, por meio de um ensaio teórico, analisa os desafios enfrentados pela mulher negra no Brasil no que se refere ao acesso e à qualidade da assistência em saúde. O objetivo é compreender como o racismo estrutural e institucional influencia a saúde dessa população, identificando barreiras e propondo estratégias para garantir equidade no atendimento. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na revisão crítica de artigos científicos, documentos normativos e relatórios institucionais. Os resultados indicam que as mulheres negras sofrem com maiores taxas de morbimortalidade materna, violência obstétrica e menor acesso a exames preventivos. O racismo institucional se manifesta na falta de capacitação dos profissionais de saúde, na invisibilização da população negra nos registros de dados e na negligência no atendimento. A precariedade socioeconômica, a ausência de políticas efetivas e a falta de uma abordagem interseccional agravam essa realidade. Conclui-se que, embora a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra represente um avanço, ainda enfrenta desafios na implementação. São necessárias ações afirmativas, ampliação da educação continuada para profissionais de saúde e fortalecimento da equidade racial nos serviços de saúde, garantindo assim o direito à saúde integral para as mulheres negras.

Citas

AMANCIO, Ighor Galindo; DOS SANTOS CARDOSO, Aíla Cristhie. OS DESAFIOS PARA A INTRODUÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA EM SÃO CRISTÓVÃO (SE). Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, v. 3, p. e14516-e14516, 2022.

BARBOSA, Raquel Rodrigues da Silva; SILVA, Cristiane Souza da; SOUSA, Arthur Alves Pereira. Vozes que ecoam: racismo, violência e saúde da população negra. Revista Katálysis, v. 24, n. 2, p. 353-363, 2021.

DE PAULA, Gisele Alves Medeiros et al. Assistência A Mulher Negra Dentro Da Atenção Básica: Revisão De Literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 5, p. 6602-6618, 2023.

DENDASCK, Carla. O que é um ensaio teórico? Como iniciar um ensaio teórico? Blog Núcleo do Conhecimento, 2024.

DOS SANTOS, Gabriel Soares Ruas et al. Política pública, saúde e racismo: revisão integrativa da literatura. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, v. 3, p. e14537-e14537, 2022.

MEIRA, Janderson Costa; OLIVEIRA, Herbert Santana Garcia. Saúde reprodutiva da mulher negra no Brasil: entre a produção teórica e a ação política. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 16, n. 2, jul-dez, p. 1179-1195, 2023.

MONTEIRO, Rosana Batista; SANTOS, Márcia Pereira Alves dos; ARAUJO, Edna Maria de. Saúde, currículo, formação: experiências sobre raça, etnia e gênero. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e200697, 2021.

OLIVEIRA, Larayne Gallo Farias; GUIDIO, Milena Cláudia Magalhães Santos. Relações entre racismo institucional e saúde integral da população negra: estudo com e estratégia da saúde da família. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, v. 3, p. e15345-e15345, 2022.

OLIVEIRA, Larayne Gallo Farias; MAGALHÃES, Milena. Percurso da implantação da política nacional de saúde integral da população negra no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 39, p. e0214, 2022.

PAES, Sara Ester. Educação e (m) saúde para mulheres negras: tensionamentos a partir da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. 2024.

PEREIRA, Maísa Galdino et al. Historicidade e singularidade da saúde da mulher negra: repercussões do cuidado do enfermeiro na atenção primária a saúde. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 37, p. 463-471, 2022.

SARAIVA, Vanessa Cristina dos Santos; CAMPOS, Daniel de Souza. A carne mais barata do mercado é a carne negra: notas sobre o racismo e a violência obstétrica contra mulheres negras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 2511-2517, 2023.

Publicado

2025-07-15

Cómo citar

Santos, J. da S. ., Alves de Oliveira, R. ., Barbosa Cintra Cerqueira, P. M., Pezarini Jiacon, M. I. ., & Marinho Medeiros, S. R. . (2025). Saúde Integral da Mulher Negra: peculiaridades e atenção através de um ensaio teórico. Estação Científica, 19(Ed. 33), 113–122. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/3694