Educação e poder: uma análise de normas discentes no ensino médio

Autores/as

Palabras clave:

Poder, Ensino Médio, Conduta Social, Normalização

Resumen

As instituições educacionais atuam como ferramentas de controle social, moldando comportamentos e perpetuando relações de poder. No Brasil, os institutos de Educação Profissional e Tecnológica utilizam regulamentos para alinhar os discentes à identidade institucional, destacando-se como espaços estratégicos para o desenvolvimento social e mitigação das desigualdades. Este estudo analisa as normas disciplinares para estudantes do ensino médio de uma instituição de educação profissional e tecnológica do extremo norte brasileiro. O estudo se direciona às seguintes questões: De que modo mecanismos de controle disciplinar, como vigilância, exame e sanção normalizadora se manifestam nas normas e como as mesmas preveem o controle de eventos diversos, como circulação dos estudantes, controle do tempo e comportamentos não alinhados aos objetivos das normas. Ao evidenciar como as normas disciplinares podem contribuir para a constituição de sujeitos disciplinados, o estudo fornece insights importantes sobre as interações entre educação, poder e subjetividade, destacando a importância de uma análise crítica das práticas disciplinares em contextos educacionais. Finalmente, são apresentadas recomendações estratégicas para as normas disciplinares discentes, de modo a torná-las mais inclusivas, colaborativas e acolhedoras.

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Publicado

2024-12-29

Cómo citar

Costa de Abreu, C. L. ., & Figueiredo de Almeida, D. (2024). Educação e poder: uma análise de normas discentes no ensino médio. Estação Científica, 18(JUL./DEZ.). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/3200

Número

Sección

Artigos