Contribuições das atividades do núcleo acadêmico de cirurgia de pequenos animais no processo de desenvolvimento profissional dos universitários e seus impactos na comunidade: relato de experiência

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Palabras clave:

Educação, Extracurricular, Formação, Integração, Medicina Veterinária

Resumen

Durante a graduação, os estudantes participam de diversas atividades extracurriculares, como produções bibliográficas, projetos de extensão, cursos e palestras, que são cruciais para sua formação profissional. Neste contexto, os núcleos e ligas acadêmicas (LAs) surgem como ferramentas essenciais para ampliar conhecimentos e enriquecer a educação dos alunos. As LAs, originadas na década de 1920, evoluíram para tratar de temas específicos e promover o desenvolvimento técnico-científico, especialmente durante a ditadura militar no Brasil. Hoje, desempenham um papel vital na formação acadêmica, proporcionando experiências práticas e teóricas que beneficiam tanto os estudantes quanto a comunidade. Exemplos como o Núcleo Acadêmico de Cirurgia de Pequenos Animais (NACPA) do Centro Universitário UNIFAVIP Wyden mostram o impacto positivo destas ligas na formação de profissionais competentes e comprometidos.

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Publicado

2025-09-29

Cómo citar

França Sousa, A. F., Ramos Souza, L. G., da Silva Júnior, M. B., de Siqueira Silva Júnior, J. I., & de Torres Bandeira, J. (2025). Contribuições das atividades do núcleo acadêmico de cirurgia de pequenos animais no processo de desenvolvimento profissional dos universitários e seus impactos na comunidade: relato de experiência. Estação Científica, 20(Ed.34). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/3185

Número

Sección

Relato de Experiência