Construção do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UPE campus Garanhuns: um estudo de caso

Autores/as

Palabras clave:

Formação docente, Matrizes curriculares, Ciências Biológicas, DCNs

Resumen

A formação de professores no Brasil sofreu inúmeras mudanças desde a homologação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1961 (LDB 4024/61). Para o curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, além de ter que seguir as Diretrizes gerais para os cursos de graduação, foram instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Esse artigo explora 4 dos 15 perfis curriculares oferecidos pela Universidade de Pernambuco – campus Garanhuns do Curso de Ciências Biológicas, relacionando os componentes curriculares com as resoluções, pareceres e leis previstos pelo Ministério da Educação, e Conselho Federal e Nacional de Educação. Com os resultados, é possível observar o aumento da carga horária dos cursos e a implementação de práticas pedagógicas, estágio e atividades complementares de acordo com a legislação fazendo com que os graduandos tenham maior conhecimento teórico em áreas específicas da biologia, como também, do conhecimento pedagógico necessário. Como consideração final, coloca-se que a contemporaneidade exige dos professores que eles entrem em sala de aula preparados para lidar com a diversidade dos alunos, desafios e particularidades presentes no ambiente educacional.

 

Citas

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6 ed. São Paulo: Autores Associados, 2021.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 3 ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

BORGES, Maria C.; AQUINO, Orlando F.; PUENTES, Roberto V. Formação de Professores no Brasil: História, Políticas e Perspectivas. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n.42, p.94-112, jun 2011. ISSN: 1676-2584. Acesso em: 04 de abr de 2024.

PAVANELI, Keila F.; PURIFICAÇÃO, Marcelo M. As constantes mudanças nos contextos da formação de professores no Brasil. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, Luziânia, v. 2, n. 1, p. 11-16, 2021.

SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil A herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan/dez 2008. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em: 14 de jan de 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.

GATTI, Bernadette A. formação de professores no Brasil: Características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010 Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 14 de jan de 2024.

SANTOS, César Sátiro. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2005.

BRASIL. Resolução CNE/CP N º 2/2019 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, MEC, 2019.

VENTURA, Magda M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf. Acesso em: 14 de jan de 2024.

BRASIL. Parecer CP 04/97 - Proposta de resolução referente ao programa especial de formação de Professores para o 1º e 2º graus de ensino - Esquema I. Brasília, CNE, 1997.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1.301/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília, CNE, 2001.

SILVA, Haíla I; GASPAR, Mônica G. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Pernambuco, p. 205-221, v. 99, n. 251, 9 mai 2018.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Brasília, Diário Oficial da União, 2008.

BRASIL. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, CNE, 2001.

Publicado

2024-09-29

Cómo citar

Correia Medeiros, E. ., da Mota Silveira Filho, V. ., & Estevão Alves Falcão, R. (2024). Construção do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UPE campus Garanhuns: um estudo de caso. Estação Científica, 18(JAN./JUN.). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2984

Número

Sección

Artigos