Os benefícios da comunicação audiovisual para a aprendizagem

Autores/as

  • Airton de Moura de Almeida Universidade Paulista
  • Giselle Rafaela Clara Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Flávia Souza Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Educomunicação, Realidade da criança, Mídias na educação

Resumen

A comunicação audiovisual faz parte do cotidiano e da realidade social contemporânea que, durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, viu a inserção de tecnologias e recursos multimídias serem introduzidos de forma extensiva na rotina escolar. O debate acerca da comunicação na educação audiovisual foi ampliado pelas tecnologias digitais e mostram tanto a potencialização da aprendizagem a partir de tais recursos, quanto os cuidados na exposição da criança às multitelas e mídias para que não sofram impactos negativos em seu desenvolvimento. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre os recursos audiovisuais e suas potencialidades para o aprendizado dos estudantes. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado pelo procedimento da Revisão de Literatura. Foram consultados artigos científicos em língua portuguesa e inglesa publicados nos repositórios digitais da Scientific Digital Library Online – Scielo, Google Scholar e Capes. Os resultados indicaram que as mídias na educação são essenciais para que haja a aproximação docente com a realidade da criança, sendo recursos que potencializam a motivação e o aprendizado a partir da boa mediação do professor. Considera-se, assim, que a comunicação por variadas mídias faz parte do cotidiano social, o qual a criança se insere. Porém, deve ser utilizada respeitando as fases de desenvolvimento da criança para que permitam a construção de sistemas de educomunicação no contexto escolar.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

de Moura de Almeida, A. ., Rafaela Clara, G., & Souza, F. . (2023). Os benefícios da comunicação audiovisual para a aprendizagem. Estação Científica, 17(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2615

Número

Sección

Artigos