Questão de educação e ciência: o que é evidência científica? O caso da inocuidade da ivermectina e cloroquina para tratamento da COVID-19

Autores/as

  • Carlos Kusano Bucalen Ferrari Universidade Federal de Mato Grosso

Palabras clave:

Método científico, Medicina preventiva, Epidemiologia., COVID-19

Resumen

Em face de uma epidemia mundial de notícias falsas, o presente ensaio teve como objetivo desenvolver um papel educativo mostrando como são construídas as evidências científicas para que educadores e profissionais de saúde compreendam como funciona o estudo e a validação de novas terapias e porque dois medicamentos (cloroquina e ivermectina) não têm sido recomendados por sociedades científicas médicas e biomédicas para o tratamento da COVID-19. Assim sendo, realizou-se uma revisão narrativa da bibliografia seguida de análise de curadoria de conteúdo para avaliar eficácia e segurança da hidroxicloroquina e ivermectina como agente quimiopreventivo e farmacoterapêutico da COVID-19. As evidências científicas disponíveis já são robustas e demonstraram que não há tratamento nem prevenção medicamentosa para a COVID-19 e o uso de ambos os medicamentos, além de não curar a doença, pode causar sérios riscos à saúde do paciente e piorar o prognóstico da doença.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Kusano Bucalen Ferrari, C. . (2023). Questão de educação e ciência: o que é evidência científica? O caso da inocuidade da ivermectina e cloroquina para tratamento da COVID-19. Estação Científica, 17(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2614

Número

Sección

Artigos