Lei 11.788/2008, ou, como a norma se impõe ao aprendizado no estágio supervisionado nas licenciaturas

Autores/as

  • Ivan Fortunato Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Estágio obrigatório, Formação de Professores, Lei 11.788/2008

Resumen

Este artigo, desenvolvido como estudo documental e bibliográfico, discute a especificidade do estágio supervisionado nas licenciaturas, cuja normativa impõe 400 horas em situação real de trabalho em escola. O problema da pesquisa emerge do cotidiano vivido como professor em licenciaturas e da observação que, no conflito entre a literatura acadêmica sobre os objetivos e os fundamentos do estágio e os artigos da lei federal 11.788/2008, prevalece a letra da lei, tornando o estágio um procedimento burocratizado, focado em produção de documentos comprobatórios e esvaziado de seu sentido pedagógico de fato. Ao final, apresenta-se a ideação de substituir o nome de estágio na formação inicial docente por “atividades introdução ou iniciação ao ofício”, com vistas a transformar sua gestão burocrática em uma gestão pedagógica desse importante processo formativo.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Fortunato, I. . (2023). Lei 11.788/2008, ou, como a norma se impõe ao aprendizado no estágio supervisionado nas licenciaturas. Estação Científica, 17(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2612

Número

Sección

Artigos