Lei 11.788/2008, ou, como a norma se impõe ao aprendizado no estágio supervisionado nas licenciaturas
Palabras clave:
Estágio obrigatório, Formação de Professores, Lei 11.788/2008Resumen
Este artigo, desenvolvido como estudo documental e bibliográfico, discute a especificidade do estágio supervisionado nas licenciaturas, cuja normativa impõe 400 horas em situação real de trabalho em escola. O problema da pesquisa emerge do cotidiano vivido como professor em licenciaturas e da observação que, no conflito entre a literatura acadêmica sobre os objetivos e os fundamentos do estágio e os artigos da lei federal 11.788/2008, prevalece a letra da lei, tornando o estágio um procedimento burocratizado, focado em produção de documentos comprobatórios e esvaziado de seu sentido pedagógico de fato. Ao final, apresenta-se a ideação de substituir o nome de estágio na formação inicial docente por “atividades introdução ou iniciação ao ofício”, com vistas a transformar sua gestão burocrática em uma gestão pedagógica desse importante processo formativo.