Fatores que influenciam os consumidores de Juiz de fora a optarem por um determinado Supermercado
Palabras clave:
Estratégias, Marketing de varejo, Comportamento do consumidor, RelacionamentoResumen
As organizações com visão mercadológica, conscientes da importância de agregar produtos e serviços de valor ao seu negócio, têm valorizado a construção de relacionamentos duradouros e lucrativos com seus stakeholders. Este artigo se concentra na importância do consumidor final, tamanha a sua presença como ator principal no cenário competitivo atual. A presente pesquisa, realizada na
cidade mineira de Juiz de Fora, delimita-se ao estudo do comportamento de compra e da opção de escolha do consumidor final por um determinado varejo supermercadista. A relevância deste trabalho consiste em dar mais informações aos tomadores de decisão de varejos de auto-serviço (supermercados) e também possibilitar aos alunos dos cursos de Administração e Marketing maior interação
entre o mundo acadêmico e o profissional, visto que alunos de graduação participaram desta pesquisa com o objetivo de aprendizagem e conhecimento. Os resultados do trabalho demonstram os fatores que influenciam na opção por um determinado supermercado, e que, ao serem trabalhados pelos gestores das lojas de supermercados de Juiz de Fora, oferecerão diferenciais competitivos.