A representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação

Autores/as

  • Victor Cláudio Paradela Ferreira Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Ary Ferreira dos Santos Júnior Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Raquel Campanate de Azevedo Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Graziella Valverde Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Resumen

A criação de condições que favoreçam a motivação para o trabalho representa um desafio para os gestores contemporâneos. A importância dos investimentos nessa área cresceu nas últimas décadas, diante das características assumidas pelas organizações contemporâneas e dos requisitos de desempenho profissional delas resultantes: criatividade, iniciativa, resolutividade e capacidade de
adaptação, dentre outros. Dificilmente uma pessoa desmotivada poderia desempenhar bem suas funções dentro desses parâmetros. A despeito de sua importância, o estudo da motivação tem se revelado um complexo desafio, conseqüência da complexidade do próprio fenômeno. Na tentativa de melhor compreender os estímulos que favorecem a motivação para o trabalho, a pesquisa relatada no presente artigo buscou suporte na Teoria das Representações Sociais. Partindo da técnica de evocação de palavras, foi mapeado o Núcleo Central da Representação estudada. A pesquisa aqui relatada demonstra como essa teoria pode ser utilizada, explicando cada etapa de sua aplicação e os procedimentos utilizados para obtenção e tratamento dos dados A aplicação dessa Teoria revelou-se bastante promissora no estudo do tema em foco, demonstrando ser uma efetiva opção para o desenvolvimento de estudos na área de Gestão de Pessoas.

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

Cláudio Paradela Ferreira, V. ., Ferreira dos Santos Júnior, A. ., Campanate de Azevedo, R. ., & Valverde, G. . (2023). A representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação. Estação Científica, 1(JUL./DEZ.). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2547

Número

Sección

Artigos