A apropriação das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola
Palabras clave:
Educação Física Escolar, Ciências do Esporte, Atletismo, Didática.Resumen
O manuscrito investiga possibilidades para o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física escolar, tendo em vista as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica com características de ensaio teórico sobre as dimensões dos conteúdos na perspectiva do atletismo, consistindo na exposição de ideias e de diferentes pontos de vista sobre o tema, buscando originalidade no enfoque, sem explorar o assunto de forma exaustiva. Inicialmente, o texto apresenta algumas reflexões sobre o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física que deflagram uma prática ainda hegemonicamente tecnicista. Na sequência, as dimensões dos conteúdos são discutidas como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola, ainda que não sejam as únicas estratégias. Conclui-se que a apropriação das três dimensões do conteúdo como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola configura-se como uma estratégia necessária de superação da prática predominantemente tecnicista que vem sendo historicamente difundida nas aulas de Educação Física.