A apropriação das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola

Autores/as

  • Felipe da Silva Triani Universidade Estácio de Sá
  • Élide Silva de Souza Universidade Estácio de Sá
  • Renato Cavalcanti Novaes Marinha do Brasil
  • Silvio de Cassio Costa Telles Universidade Estácio de Sá

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Ciências do Esporte, Atletismo, Didática.

Resumen

O manuscrito investiga possibilidades para o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física escolar, tendo em vista as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica com características de ensaio teórico sobre as dimensões dos conteúdos na perspectiva do atletismo, consistindo na exposição de ideias e de diferentes pontos de vista sobre o tema, buscando originalidade no enfoque, sem explorar o assunto de forma exaustiva. Inicialmente, o texto apresenta algumas reflexões sobre o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física que deflagram uma prática ainda hegemonicamente tecnicista. Na sequência, as dimensões dos conteúdos são discutidas como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola, ainda que não sejam as únicas estratégias. Conclui-se que a apropriação das três dimensões do conteúdo como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola configura-se como uma estratégia necessária de superação da prática predominantemente tecnicista que vem sendo historicamente difundida nas aulas de Educação Física.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

Triani, F. da S., Souza, Élide S. de ., Novaes, R. C. ., & Telles, S. de C. C. . (2023). A apropriação das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal como possibilidade pedagógica para o ensino do atletismo na escola. Estação Científica, 15(JUL./DEZ.). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2434

Número

Sección

Artigos