Gestão democrática nas escolas públicas municipais de São Paulo: um novo olhar para os rumos da organização escolar

Autores/as

  • Andréia Mendes de Oliveira Rede Pública Municipal de São Paulo

Palabras clave:

Gestão Pública, Interações Pedagógicas, Autonomia.

Resumen

A temática gestão democrática é a participação autônoma de todos os integrantes do processo escolar do ensino aprendizagem, por esta razão indaga-se: como se constroem as relações interpessoais entre a comunidade escolar, sabendo-se que as interações pedagógicas, administrativas e institucionais são indissociáveis e fundamentais para que a gestão democrática de fato ocorra? O trabalho tem por objetivo geral elencar discussão entre teoria e prática abordados na gestão escolar pública municipal de São Paulo nos dias atuais e por objetivos específicos, conceituar gestão democrática suas bases teóricas e legais, problematizar desafios para se garantir de fato a gestão democrática nos espaços escolares e a valorização das metodologias de desenvolvimento. Esses dados foram observados por meio de uma metodologia qualitativa e explicativa, e tendo por considerações finais a verificação de um conceito humanizado que culmine na gestão promotora de autonomia entre os atores sociais no âmbito escolar, conforme determinação legal, bem como as interações necessárias, considerando que o espaço escolar se remete às relações mútuas entre gestores, docentes, educandos e comunidade.

Publicado

2023-12-10

Cómo citar

Oliveira, A. M. de . (2023). Gestão democrática nas escolas públicas municipais de São Paulo: um novo olhar para os rumos da organização escolar. Estação Científica, 15(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2426

Número

Sección

Artigos