Planejamento estratégico de ações de educação em saúde em ambientes de espera: abordagem da temática “avulsão dentária”

Autores/as

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marília Nalon Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz de Pedro Netto Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Letícia Ladeira Bonato Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nathália Vianelli Maurício Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Clara Pires Duarte Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Laura Lassance Marangon Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Amanda Marota de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Felipe Fernandes Alves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabrielle Mayara da Silva Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Capacitação Profissional, Estágio Clínico, Educação em Saúde, Planejamento Estratégico, Salas de Espera.

Resumen

Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde vivenciadas em salas de espera e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento dos ambientes de espera como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.

Publicado

2023-12-10

Número

Sección

Artigos