A utilização de escalas para avaliar o autocuidado na insuficiência cardíaca:revisão sistemática da literatura

Autores/as

  • Fernanda Ávila da Costa Pereira Universidade do Porto

Palabras clave:

Insuficiência Cardíaca, Autocuidado, Escalas, Educação em saúde

Resumen

Introdução: Escalas de medida específicas para avaliar o autocuidado dos clientes com Insuficiência Cardíaca permite identificar as necessidades de autocuidado destes clientes subsidiando intervenções de enfermagem mais efetivas e individualizadas. Objetivo: Identificar estudos primários que descrevam a mensuração do autocuidado referido pelos clientes com Insuficiência Cardíaca através da utilização de escalas. Método: Realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura entre os anos de 2007 a 2012 seguindo um processo sistemático e rigoroso de seleção e análise dos artigos encontrados. Resultados: Foram identificados 242 artigos nas bases de dados definidas, sendo 04 primários incluídos nesta revisão. A análise crítica dos artigos demonstrou que grande parte dos clientes com Insuficiência Cardíaca apresentam défices de autocuidado em diferentes aspectos e contextos que podem ser avaliados por meio da utilização de escalas destinados a este fim. Conclusão: O conhecimento do nível de autocuidado dos clientes com Insuficiência Cardíaca pelos profissionais de saúde poderá conduzir a realização de práticas educativas direcionadas para o acompanhamento e seguimento, tendo com principal objetivo capacitar, treinar, melhorar e avaliar constantemente as habilidade de autocuidado promovendo a educação em saúde destes clientes. Propomos novos estudos nesta temática para fortalecer ou complementar os resultados que apresentamos nesta Revisão Sistemática da Literatura.

Publicado

2023-12-08

Cómo citar

Pereira, F. Ávila da C. . (2023). A utilização de escalas para avaliar o autocuidado na insuficiência cardíaca:revisão sistemática da literatura. Estação Científica, 8(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2363

Número

Sección

Artigos