Carnaval: entre a contradição de classes e o produto midiático espetacular

Autores/as

  • Adriana Woichinevski Viscardi Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Silvânia M. Ribeiro Sottani Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Éder José da Silva Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Palabras clave:

Carnaval, Cultura Popular, Sociedade do Espetáculo, Indústria Cultural

Resumen

Este artigo aborda a trajetória histórica do carnaval para afirmá-lo enquanto expressão cultural fortemente enraizada na sociedade brasileira, ao passo em que objetiva discuti-lo a partir dos seus aspectos sociológicos, em especial pela lógica de classes inerente às suas manifestações, e seus aspectos econômicos, principalmente pela crescente incorporação de alguns dos seus principais elementos, como os desfiles das Escolas de Samba, pela lógica mercantil da Indústria Cultural, o que caracteriza a principal justificativa do estudo. Ao final, são levantadas possibilidades de análise a partir da aparente lógica dialética entre o carnaval enquanto cultura e o carnaval enquanto produto, fortemente imbricados em oposição às visões que assumem apenas uma ou outra dessas posições.

Publicado

2023-12-08

Cómo citar

Viscardi, A. W. ., Sottani, S. M. R. ., & da Silva, Éder J. . (2023). Carnaval: entre a contradição de classes e o produto midiático espetacular. Estação Científica, 7(JUL./DEZ.). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2345

Número

Sección

Artigos