Marketing de relacionamento na cadeia produtiva do leite: um olhar sob a ótica reversa

Autores/as

  • Mateus Porto
  • Felipe Cavalheiro Zaluski
  • Argemiro Luis Brum
  • Nelson José Thesing
  • Gabriela Perusatto Llano

Palabras clave:

Marketing Reverso, Cadeia Produtiva do Leite.

Resumen

O artigo tem como objetivo central o estudo da cadeia produtiva do leite, ao buscar análise do marketing de relacionamento e do marketing reverso. Primeiramente, analisa a cadeia produtiva do leite nos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana e Ijuí, localizados na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Após, buscou-se compreender, sob a ótica reversa, como o produtor rural tem percebido as estratégias de marketing e de suprimentos oferecidas pelas indústrias captadoras de leite atuantes na região. E, por fim, buscou-se elucidar e analisar as estratégias de marketing reverso adotadas por essas indústrias. A metodologia utilizada conta com o caráter qualitativo, descritivo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com produtores rurais da região analisada, com produção leiteira acima de 501 litros/dia. Os resultados apontam que dentre as estratégias de marketing adotadas pela indústria de lácteos, o preço mensal e anual são as formas que a indústria fideliza os produtores de leite, acompanhadas do pagamento em dia. Identifica-se também que, as estratégias de marketing reverso que algumas indústrias têm praticado, visam oferecer ao produtor assistência técnica, eventos de qualificação na atividade e fornecimento de insumos com preço e prazo diferenciado para pagamento.

Publicado

2023-12-10

Cómo citar

Porto, M., Zaluski, F. C., Brum, A. L., Thesing, N. J. ., & Llano, G. P. (2023). Marketing de relacionamento na cadeia produtiva do leite: um olhar sob a ótica reversa. Estação Científica, 13(JUL./DEZ.). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2342

Número

Sección

Artigos