A Relevância do Curso de Pedagogia para a Formação do Coordenador Pedagógico em Face da Complexidade do seu Espaço de Atuação

um Estudo de Caso na Universidade do Estado da Bahia – Campus XV

Autores/as

  • Amanda da Silva dos Santos

Palabras clave:

Coordenação pedagógica, Pedagogia, Formação

Resumen

O artigo é uma reflexão a respeito da complexidade do espaço de atuação do coordenador pedagógico, bem como, busca compreender se o curso de Pedagogia possibilita uma formação para o exercício de coordenação pedagógica. A pesquisa se instaura no âmbito das pesquisas qualitativas. Para tanto foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, como estratégia de aproximação do tema, e uma entrevista semiestruturada para coletar os dados referentes à formação inicial do profissional de coordenação pedagógica. O Curso de Pedagogia necessita favorecer aos discentes, em formação, situações reais que permitam ao futuro pedagogo visualizar a coordenação pedagógica como um espaço de atuação, fortalecendo sua identidade enquanto pedagogo e dando a oportunidade de o mesmo aliar à teoria apreendida em aulas de cunho teórico, a prática a ser promovida por estágio ou até mesmo, através de pesquisa de campo, como possibilidade metodológica. Não obstante ao exposto, espera-se que este trabalho possa corresponder para os futuros leitores como fonte de pesquisa e aprofundamento sobre a temática, além de possibilitar reflexões.

Publicado

2023-12-08

Cómo citar

dos Santos, A. da S. . (2023). A Relevância do Curso de Pedagogia para a Formação do Coordenador Pedagógico em Face da Complexidade do seu Espaço de Atuação: um Estudo de Caso na Universidade do Estado da Bahia – Campus XV. Estação Científica, 10(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2253

Número

Sección

Artigos