Inclusão do Aluno Surdo na Educação Profissional: a importância da interação entre o intérprete de libras e os demais atuantes no processo de ensino do Curso Técnico da Escola Estadual Leopoldino Rocha em Itapemirim-ES

Autores/as

  • Renato Cesar Figliuzzi Instituto Federal Tecnológico Campus Colatina ES
  • Washington Romão dos Santos Instituto Federal Tecnológico Campus Colatina ES
  • Kênia Cristina Tinelli Guimarães Instituto Federal Tecnológico Campus Colatina ES

Palabras clave:

Intérprete de Libras, Aluno surdo, Inclusão, EPT

Resumen

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras – no processo de ensino-aprendizagem e inclusão do aluno surdo, bem como, a necessidade de envolvimento com os professores e gestores da escola, para que este aprendizado chegue de forma correta ao aluno surdo. Os dados foram coletados através de questionários com professores, intérprete de Libras e coordenação da escola no curso técnico de Administração da EEEFM Leopoldino Rocha no município de Itapemirim - ES. Notou-se dificuldade, nos alunos, em entender os termos técnicos dentro de sala de aula. Portanto, o intérprete de Libras necessita participar do planejamento de aula dos professores, bem como o corpo gestor da escola deve se aproximar das práticas necessárias para a inclusão deste aluno. Os professores necessitam de formação específica em Libras para dialogar melhor com o intérprete e juntos oferecerem uma educação mais inclusiva.

Publicado

2023-12-08

Cómo citar

Figliuzzi, R. C. ., dos Santos, W. R. ., & Guimarães, K. C. T. . (2023). Inclusão do Aluno Surdo na Educação Profissional: a importância da interação entre o intérprete de libras e os demais atuantes no processo de ensino do Curso Técnico da Escola Estadual Leopoldino Rocha em Itapemirim-ES. Estação Científica, 10(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2252

Número

Sección

Artigos