Educação Infantil:avanços e desafios, onde o discurso e a prática se encontram

Autores/as

  • Dulcilene Rodrigues da Silva Faculdade Montes Belos
  • Daniel Moreira Tavares Faculdade Montes Belos

Palabras clave:

Atuação profissional, Avanços, Desafios, Educação Infantil, Educação de qualidade

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar de forma crítica e pedagógica os avanços e desafios da Educação Infantil desde seu contexto histórico até o atual momento. Apontando as necessidades que não podem ser esquecidas. Uma vez que na atualidade ainda sobrevivem polêmicas sobre como está organizada a educação das crianças de 06 meses a 06 anos de idade acerca do cuidar e educar na Educação Infantil. Todavia, através de alguns estudos bibliográficos de autores que se preocuparam com uma educação de qualidade frisa-se que o cuidar faz parte do ato de educar, porém de maneira integradora. Assim, não há como negar que a Educação Infantil brasileira nos últimos anos têm alcançado avanços significativos, principalmente quando a legislação reconheceu a criança como sendo um sujeito de direitos inclusive o direito a uma educação de qualidade, entretanto, muitos ainda são os desafios que precisam ser superados para que realmente haja um ensino de qualidade voltado para todos. Dessa forma, neste artigo atentando-se para além dos muros da educação infantil, propôs-se a discutir um ensino de qualidade, e realizar uma análise da atuação profissional por parte dos docentes que trabalham nesse nível de ensino.

Publicado

2023-12-08

Cómo citar

da Silva, D. R. ., & Tavares, D. M. . (2023). Educação Infantil:avanços e desafios, onde o discurso e a prática se encontram. Estação Científica, 10(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2251

Número

Sección

Artigos