Contribuições do profissional de psicologia no processo de inclusão escolar

Autores/as

  • Giuslene Cristina Fernandes Franco Universidade Estadual de Minas Gerais

Palabras clave:

Inclusão, Políticas públicas, Psicólogo escolar

Resumen

O processo inclusivo vem sendo tateado ao longo do tempo e, mesmo hoje, com alguns ganhos, enfrenta obstáculos a serem superados. Há muito tempo a Psicologia e a Educação estão atreladas, mas o trabalho do psicólogo incialmente estava voltado para diagnósticos, laudos e avaliações que promoviam ainda mais a segregação. Atualmente sua atuação mudou, está mais dinâmica e voltada para a pluralidade das questões que envolvem a escola e o processo ensinoaprendizagem. Neste sentido, a atuação do psicólogo capacitado se mostra como potencializadora da inclusão, devido ao seu papel como agente de mudanças dentro da escola. O objetivo deste estudo foi conhecer se a rede de escolas públicas municipais da cidade de Ituiutaba/MG conta com o trabalho desde profissional e discutir a respeito do próprio processo inclusivo de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Para o desenvolvimento do mesmo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas de inclusão e acerca da atuação do psicólogo escolar assim como uma pesquisa documental a partir de uma entrevista na Secretaria Municipal de Educação de Ituiutaba/MG a fim de saber da existência do trabalho do psicólogo na rede. Através da pesquisa foi possível perceber que existem leis que garantem direitos às pessoas com deficiência, mas que na realidade isso não acontece como deveria e a exclusão se faz presente na escola e na sociedade. Sociedade esta, que se insere num regime capitalista que prega a exclusão, aqueles que não correspondem ao padrão são discriminados, seja por baixas condições econômicas, por ideais de beleza e de consumo, dentre outros.

Publicado

2023-12-09

Número

Sección

Artigos