A educação híbrida no ensino superior: uma abordagem ao Modelo de Ensino Estácio-Brasil

Autores/as

  • Zilpa Helena Lovisi de Abreu Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora
  • Annaelise Fritz Machado Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

Palabras clave:

Ensino híbrido., Modelo de Ensino Estácio., Processo ensinoaprendizagem., Sala de aula invertida.

Resumen

Este artigo apresenta proposições sobre o ensino híbrido, suas abordagens, tendências e as questões relativas ao uso desse modelo para o processo de ensinoaprendizagem em interface com o Modelo de Ensino da Universidade Estácio-Brasil. O tema é relevante e traz embasamento para a expansão das discussões entre os conceitos do hibridismo e sua inserção na educação superior, que deve estar envolvida com as modalidades de ensino que atendam às demandas da contemporaneidade. Diante de inúmeras faces, o ensino híbrido vem alicerçar, com seus conceitos, os processos educacionais, para atender os discentes e os docentes em suas necessidades específicas, implementando suas propostas no ensino superior. Como método de pesquisa, utilizou-se uma busca de referências bibliográficas que deram suporte teórico para o entendimento dos conceitos de hibridismo e sua relação com o referido modelo. Realizou-se, também, uma pesquisa qualitativa na observação dos recursos pedagógicos implementados, que alicerçam a sala de aula invertida. Essas dimensões sustentam o processo ensinoaprendizagem, ampliando a tendência da modalidade híbrida dentro do ensino superior.

Publicado

2023-12-09

Cómo citar

Abreu, Z. H. L. de, & Machado, A. F. (2023). A educação híbrida no ensino superior: uma abordagem ao Modelo de Ensino Estácio-Brasil. Estação Científica, 12(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2210

Número

Sección

Artigos