Os impactos do regulamento do novo mercado da BOVESPA na governança corporativa no Brasil

Autores/as

  • João Roberto Marques Lobo Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Rodrigo de Magalhães Cunha Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • André Luiz de Oliveira Guimarães Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Palabras clave:

administração, governança corporativa, transparência

Resumen

As fraudes contábeis descobertas no final do século passado e início do atual, envolvendo grandes corporações americanas e européias levaram os investidores a exigir mais transparência dos gestores das grandes organizações e novas modalidades de proteção aos acionistas. Tais exigências acabaram sendo incluídas em leis e modelos de governança exigidos em determinados mercados financeiros. É o caso do regulamento do Novo Mercado da BOVESPA que determina níveis de exigência de governança diferenciados para empresas que desejam se lançar na bolsa de valores. O objetivo deste trabalho é entender como esses níveis estabelecidos no regulamento do Novo Mercado da BOVESPA estão impactando as empresas que buscam recursos no mercado financeiro no Brasil. Com a adoção de formatos mais transparentes, o mercado espera a redução de conflitos entre empresas e investidores e melhor performance das empresas no que se refere ao acesso ao capital e o retorno aos acionistas.

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

Lobo, J. R. M. ., Cunha, R. de M. ., & Guimarães, A. L. de O. . (2023). Os impactos do regulamento do novo mercado da BOVESPA na governança corporativa no Brasil. Estação Científica, 4(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2182

Número

Sección

Artigos