Ensino Superior: Qual caminho seguir?

Autores/as

  • Frederico César do Carmo Cientista Social, pós-graduado em Métodos Estatísticos e Mestre em Educação.

Resumen

Mas o que pretendo neste ensaio é discutir, a partir das transformações que estão acontecendo no mundo e no Brasil, questões que atingem diretamente as instituições de Ensino Superior independente dos temas que estão sendo debatidos no Congresso Nacional, que, no meu ponto de vista não tocam na questão central: a camisa-de-força que se tornou o ensino superior. Em que pesem todas as exigências do MEC, as modernas instalações das Instituições Privadas, com bonitas salas, auditórios, laboratórios, computadores, projetores, etc., ainda nos encontramos em um modelo de educação tal como era realizado 100 anos atrás, quando, na sala de aula, o professor (geralmente em pé) expõe seu conteúdo a um grupo de alunos passivamente sentados em suas carteiras. Sabemos que as instituições seguem as determinações dos órgãos máximos da educação no país e que dificilmente podem fugir a estas determinações, sendo raras as exceções, e que correm grandes riscos por ousar caminhos alternativos.

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

do Carmo, F. C. . (2023). Ensino Superior: Qual caminho seguir?. Estação Científica, 1(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2155

Número

Sección

Artigos