Ensino e Pesquisa em saúde da mulher: práticas docentes para o cuidado feminino
Keywords:
Saúde da Mulher, Ensino, Capacitação Profissional, Educação em SaúdeAbstract
O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas docentes no ensino da saúde da mulher, buscando compreender sua contribuição para a formação de profissionais capacitados para o cuidado integral feminino. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da busca de artigos publicados entre 2020 e 2024 nas bases de dados LILACS, SciELO e Google Acadêmico. Foram incluídos estudos que abordam práticas pedagógicas no ensino da saúde da mulher, com diferentes metodologias qualitativas e quantitativas. Os resultados evidenciaram que, embora haja avanços na adoção de metodologias ativas e na integração ensino-serviço, persistem desafios relacionados à formação crítica dos profissionais, à insuficiência de abordagens interdisciplinares e à necessidade de maior sensibilidade para questões de gênero e diversidade. Destaca-se a relevância das práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo discente, o uso de metodologias inovadoras e a formação docente continuada. Conclui-se que o aprimoramento das práticas docentes é fundamental para o desenvolvimento de competências voltadas ao cuidado humanizado e integral da saúde da mulher, sendo necessário o investimento em políticas institucionais que promovam a inovação pedagógica e a qualificação dos profissionais da saúde.
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