O cenário Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) apresentado a partir das dissertações profissionais dos programas de pós-graduação em ensino entre os anos de 2005 e 2020

Authors

Keywords:

cts, Análise de Redes Sociais, Mestrado Profissional.

Abstract

A presente pesquisa, oriunda da Tese de Doutorado, tem como objetivo apresentar o cenário que se encontra a da Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), tendo como parâmetro as dissertações defendidas nos programas de Mestrado Profissional (MP) entre os anos de 2005 e 2020. O corpus da pesquisa conta com 260 dissertações publicadas entre os anos de 2005 e 2020, com um recorte temporal em dois momentos o primeiro entre 2005 e 2012 e o segundo entre 2013 e 2020. Esses arquivos que serviram como base para essa análise foram selecionados junto ao banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo filtro utilizado para a seleção dos arquivos foram as expressões: Ciências, Tecnologia e Sociedade; Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, e seus respectivos acrônimos CTS e CTSA, contidas nos resumos, títulos e palavras-chave. Desse levantamento resulta em 1062 palavras-chave, mais de 16.000 referências e mais de 22.000 autores, 132 orientadores, 46 Instituições de Ensino Superior (IES) e 23 programas de Pós-graduação, onde foi possível observar uma representatividade grande do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), com destaque para os termos chaves Ensino de Física, CTSA e Ensino de Química, e como autor mais citado Wildson Luiz Pereira dos Santos.

References

AIKENHEAD, G. Educación ciencia-tecnología-sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame, Educación Química, v. 16, n. 2, pp. 304-315, 2005.

ALBUQUERQUE, M. B. O Perfil dos Estudos Brasileiros Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade Baseado nas Publicações da Área de Ensino de Ciências. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, p.232. 2017

ARAÚJO-JORGE, T. C. de; FONSECA, G. R. S. Documento de Área 2013. CAPES. Acesso em 22 de fev. de 2022. http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documentoDe área e comissão.

AULER. D; DALMOLIN. A.M.; FENALTI, V. S. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.1, p.67-84, mar. 2009.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciênc. educ. (Bauru) v. 7, n. 1, pág. 1-13, 2001

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. ed. Lisboa:1979

BAZZO, W.A; von LINSINGEN, I.; PEREIRA, L.T.V. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.

Auto 2 ( 2016)

BÖCK et al. Mapeamento das Publicações em CTS – Uma Análise Comparativa entre o Brasil e Periódicos Internacionais. Caminhos da Educação Matemática em Revista. V.12. n. 01. 2022

BRASIL, E. D. F. e LEITE, S. Q. M. Potencial pedagógico da primeira Feira de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma Educação CTSA nas escolas públicas estaduais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, Atas do IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013

BUCUSSI, A. A.. Projetos Curriculares Interdisciplinares e a Temática de Energia. 2005. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal do Rio Grande do sul. p. 268. 2005

Autor 2- 1992

Autor 2- 2017

Autor 2 et al - 2013

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha- 2 ed- Porto Alegre: Artmed, 2010.

CROSS, R.; PARKER, A.; BORGATTI, S. P.. A bird’s-eye view: using social network analysis to improve knowledge creation and sharing. Knowledge Directions, v. 2, n. 1, p. 48-61, 2000

CUTCLIFFE, S.H. Ideas, máquinas y valores: Los estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad. México: Anthropos Editorial, Universidad Nacional Autónoma de México. 2003

Autor 2- 2019

DIONYSIO, R.B et al.. Representatividade de Paulo Freire no ensino de CTS brasileiro: visões por meio da análise de redes sociais. Gôndola, Ensino e Aprendizagem de Ciências , 15 (3), 460-476. https://doi.org/10.14483/23464712.14895. 2020

FARIA, G. C. S. Análise de Uma Sequência Didática com o Tema Elementos Terras Raras: Uma Abordagem CTS no Ensino de Química. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. 185 f. 2020

FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L. Articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da Abordagem Temática Freireana: refletindo sobre possibilidades para a formação de professores. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 385-400, 2019a.

FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L.. Práticas educativas pautadas por temas Freire-CTS: indicativos de pesquisas em educação em ciências. Revista Ciências & Ideias, v. 10, p. 1-16, 2019b.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra Rio de Janeiro 1970

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Paz e Terra Rio de Janeiro 1987.

FREITAS, L. M., & GHEDIN, E. Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.3,p.3-25. 2015

FREITAS, T.; ANDRADE, S.; CARDOSO, T. M. Um olhar em rede para as produções em resolução de problemas nos ENEMs (1987 – 2016). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-18, 25 ago. 2021.

FREITAS, T. S. et al. Pesquisas em Representações Sociais: Uma Análise em Rede da Produção Bibliográfica em Periódicos Nacionais Avaliados Na Área De Ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, 2019.

FREITAS, V. M. Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática com exibição, produção e divulgação de audiovisuais sobre a questão energética no mundo, por alunos do ensino médio, na perspectiva crítico – transformadora. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - Go, 2016. 327p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (4.a ed.). São Paulo: Atlas, 2002.

GROENWALD, C. L. O. Reflexões sobre a importância da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: A experiência do Programa da Universidade Luterana do Brasil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 6, p. 18 - 37, 19 dez. 2018.

LIMA, A. A. de L., GONÇALVES, S. M. V., & , A (2021). MESTRADOS PROFISSIONAIS: CENÁRIO E CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(1), 132-150.

LIMA, L .F. et al . A Interdisciplinaridade Em CTS: Um Estudo da Produção Científica Voltada para o Ensino de Ciências com Análise Bibliométrica e de Redes. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 8, n. 01, 2019.

LOPES, G. Z. L. O referencial teórico de Paulo Freire no Ensino de Ciências e na Educação CTS: um Estudo Bibliométrico e Epistemológico. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, p.258 . 2013

LOPES, I.L.. Uso das Linguagens Controlada e Natural em Bases de Dados: Revisão

da literatura. Ciência da Informação, 31(1), 41-52. 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARQUEZAN, L. P.; SAVEGNAGO, C. L. . O mestrado profissional no contexto da formação continuada e o impacto na atuação dos profissionais da educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p.

MARTELETO, R. M.. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, v. 30, n. 1, p. 71-81, Jan./Abr. 2001

MIRANDA, E. M. Tendências das Perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas Áreas de Educação e Ensino de Ciências: Uma Análise a partir de Teses e Dissertações Brasileiras e Portuguesas. Tese (e Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, p.270. 2012

NASCIMENTO, T. G.; LINSINGEN, I. V. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergências, Toluca, v. 13, n. 42, p. 95-116, dic. 2006. http://www.scielo.org.mx/scieloOrg/php/reference.php?pid=S140514352006000300006&caller=www.scielo.org.mx&lang=es

OLIVEIRA, C. C. G. F. et al. Análise dos temas e termos-chave da área de CTS no Ensino de Ciências a partir das Teses e Dissertações brasileiras. Indagatio Didactica, v. 11, p. 197-209, 2019

OLIVEIRA, C. C. G. F.. Perfil de Estudos CTS no Brasil Ilustrado pelas Dissertações Acadêmicas das Áreas de Ensino e Educação: Análises por meio de Acoplamento de Dados e de Modelagem em Grafos. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. p.150. 2020

OLIVEIRA, W. K. de; ROHLFS, D. B.; GARCIA, L. P. O desastre de Brumadinho e a atuação da Vigilância em Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2019, vol.28, n.1

PANSERA-DE-ARAÚJO, M.C., et al Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 9. No.3. 2009

PARANHOS,R., et al.. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias [online]. vol.18, n.42, pp.384-411, 2016,

PENHA, P. X. DA; MACIEL, M. D. Mapeamento do enfoque CTS e o saberes docentes na formação de professores de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 148-167, 21 jun. 2019

QUEIROZ, M. B. A; SILVA, R. L; PRUDÊNCIO, C. A V.. Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro, Revista Exitus, Vol. 8, N° 3, p. 310 -339, 2018

RANGEL, F. S. Estudos CTS/CTSA com Enfoque Freiriano em uma Formação de Professores da Educação Básica em Saneamento Básico Urbano. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Instituto Federal do Espírito Santo. p.246, 2020

RIBEIRO, D. N. C.. A Água Para o Consumo Humano: Ensino por meio de Temas com Abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pará. p.156, 2016

Autor 1 e 2 - 2021

SANTOS, W. L. P. O Ensino de Química para Formar O Cidadão: Principais Características e Condições Para a Sua Implantação Na Escola Secundaria Brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, .p. 233. 1992

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online], vol.2, n.2. 2002.

SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí. São Paulo. Perspectiva 1997.

STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas - Doutorado em ENSINO DE CIÊNCIAS -Universidade de São Paulo- p.283. 2012.

STRIEDER, R. B, et al. A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Actio: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, 2016.

TOLEDO, C. E. R. et al.. Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: uma Análise de Rede sobre as Teses publicadas no Brasil. Indagatio Didactica, v. 8, p. 1367-1383, 2016

TOLEDO, C. E. R.. Perfil de Estudos CTS no Brasil a partir das Teses Publicadas nas Áreas de Ensino e Educação. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. p.209. 2017

VILAS BOAS, T. de J. R.; KALHIL, J. B.; COELHO FILHO, M. de S.; COSTA, R. D. da S. O Estado da Arte de Metodologias da Produção Científica Sobre a Formação do Professor do Ensino de Ciências com Enfoque CTS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 65-86, 2018.

ZAUITH, G.; OGATA, M.N.; HAYASHI, M.C.P.I..Um breve panorama sobre a educação CTS no Brasil. In Hoffmann, W.A.M. Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção do conhecimento. São Carlos: EdUFSCar.2011.

Published

2024-12-29

How to Cite

Ricardo, J. da C., & Chrispino , A. . (2024). O cenário Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) apresentado a partir das dissertações profissionais dos programas de pós-graduação em ensino entre os anos de 2005 e 2020. Estação Científica, 18(JUL./DEZ.). Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/3223

Issue

Section

Estudo de revisão