Os Desafios da Educação Pública como um Direito Social no Brasil

Authors

Keywords:

Educação Pública, Currículo, Aprendizagem, Direito Social

Abstract

Este texto analisa, por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada teoricamente na pedagogia histórico-crítica, as determinações essenciais da educação pública no Brasil. O objetivo é compreender os desafios enfrentados na educação pública para a realização de uma prática educacional de qualidade. São abordadas três questões estreitamente relacionadas: os persistentes problemas crônicos de subfinanciamento estatal, considerados como elemento-chave nas políticas educacionais, especialmente nas últimas décadas; e a prevalência das pedagogias do "aprender a aprender", que renovam o discurso desqualificador da atividade de transmissão do conhecimento humano historicamente produzido em suas formas mais avançadas. A conclusão destaca a necessidade de defender a educação pública como um Direito Social, conectando-se às lutas por um projeto educacional emancipatório. Essas lutas devem ser fundamentadas na produção de conhecimento sobre a realidade educacional brasileira, utilizando um referencial teórico capaz de compreender o caráter contraditório dessa realidade, uma particularidade do capitalismo periférico. 

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Published

2024-12-29

How to Cite

Amantéa, A. D. V. ., Almeida, A. de M. de, Clara, G. R., & Souza, F. . (2024). Os Desafios da Educação Pública como um Direito Social no Brasil. Estação Científica, 18(JUL./DEZ.). Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2917

Issue

Section

Estudo de revisão