Percepção dos professores sobre a solução de reconhecimento biométrico facial para registro da chamada

Authors

Keywords:

Tecnologias de informação e comunicação (TICs), reconhecimento biométrico facial, registro de frequência escolar, educação

Abstract

A proposta deste trabalho é identificar e discutir a percepção dos professores no que se trata ao uso da solução de reconhecimento biométrico facial implantada no aplicativo e sistema Escola Paraná Professores para registro da chamada. Para tanto, o artigo traz reflexões sobre os aspectos da solução, buscando identificar a percepção e uso da ferramenta pelos professores, ressaltando o dispositivo utilizado e resultados alcançados. A pesquisa consiste em um Estudo de Caso, realizado com suporte da pesquisa bibliográfica, documental e se complementa com aplicação de um Survey com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública central situada na cidade de Cascavel-PR. Nos últimos anos, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná implementou nas escolas diversas tecnologias, entre elas, a solução de reconhecimento biométrico facial, a fim de otimizar processos e maximizar o ensino e aprendizagem. No entanto, conclui-se que, apesar das promessas de mudanças, boa parte dos professores possui resistência e desinteresse ao uso da ferramenta e prevalece do procedimento de chamada manual via sistema.

References

BIESSECK, B. J. G.; ZACARKIM, V. L. Avaliação da CNN FaceNet para reconhecimento facial de estudantes em sala de aula. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, mar. 2021. 27558-27563.

BRITO, G. D. S.; COSTA, M. L. F. Apresentação – Cultura digital e educação - desafios e possibilidades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, n. e76482, 2020.

CASTELLS, M. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura - A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CELEPAR. Compras Paraná: Consulta de Editais e Licitações. Administração, 2022. Disponivel em: <https://www.administracao.pr.gov.br/Compras/Pagina/Compras-Parana-Consulta-de-Editais-e-Licitacoes>. Acesso em: 28 dez. 2023.

CELEPAR. Celepar desenvolve sistema que usa tecnologia de reconhecimento facial para controle de presença nas escolas, 2023. Disponivel em: <https://www.celepar.pr.gov.br/Noticia/Celepar-desenvolve-sistema-que-usa-tecnologia-de-reconhecimento-facial-para-controle-de>. Acesso em: 28 dez. 2023.

CHIQUITO, E. A. Gerenciamento de Frequência Escolar Usando Visão Computacional e Redes Neurais Convolucionais. XI Computer on the Beach, Balneário Camboriú-SC, 2 a 4 set. 2020.

DINIZ, F. A. et al. RedFace: Um Sistema de Reconhecimento Facial para Identificação de Estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 03, dez. 2012.

DINIZ, F. A. et al. Um sistema de reconhecimento facial aplicado a um ambiente virtual de aprendizagem composto por agentes pedagógicos. VIII International Conference on Engineering and Computer Education, Luanda-AO, March, 2013.

EDUCAÇÃO, S. D. Secretaria da Educação - Consulta Escolas. Consulta Escolas, 2023. Disponivel em: <https://encurtador.com.br/nFOW2>. Acesso em: 28 dez. 2023.

FONTES, V. P.; ALMEIDA JR., P. L. Sistema para automação de frequência em sala de aula com reconhecimento biométrico. Revista Semiárido de Visu, Petrolina, v. 9, n. 3, 2021. p. 243-256.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria da Educação. Colégios estaduais recebem 25 mil kits Educatron, com TVs e computadores, 2022. Disponivel em: <https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Colegios-estaduais-recebem-25-mil-kits-Educatron-com-TVs-e-computadores>. Acesso em: 28 dez. 2023.

JESUS DE, A. B. E. A. Protótipo de reconhecimento de expressões faciais com computação afetiva na educação. IX JICE - jornada de iniciação científica e extensão, Palmas-TO, 2018.

KELLEY, K. et al. Good Practice in the Conduct and Reporting of Survey Research. International Journal or Quality in Health Care, Oxford, 15, 2003. 261-266.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MCCARTHY, J. What is artificial intelligence?, Stanford, nov. 2007. Disponivel em: <http://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2023.

MELO, M. E. F. A. D.; MESSIAS, C. M. B. D. O.; SOARES, F. A. A. O computador e o rendimento escolar: uma análise situacional com concluintes do ensino médio. Revasf, Petrolina-PE, v. 10, n. 21, 2020. 323-353.

MONTEIRO, L. A. F. E. A. Inteligência artificial: a importância do reconhecimento facial na educação. Revista Presença Geográfica, v. 07, n. 01, jan.-jun. 2020.

ORVALHO, V. Reconhecimento facial. Revista Ciência Elementar, Porto, v. 07, n. 04, dez. 2019.

PARREIRA, A.; LEHMANN, L.; OLIVEIRA, M. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação – percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, out./dez. 2021.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RUBACK, L.; AVILA, S.; CANTERO, L. Vieses no Aprendizado de Máquina e suas Implicações Sociais: Um Estudo de Caso no Reconhecimento Facial. Workshop sobre as implicações da computação na sociedade (WICS), Porto Alegre, 2021. p. 90-101.

SILVA, D. G. D.; ZAMPIROLLI, F. D. A. Reconhecimento facial para validação de usuário durante um questionário no Moodle. IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020). Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2020.

TAVARES, L. A.; MOREIRA, M. C.; AMARAL, S. F. D. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, Curitiba, V. 6, n. 7, jul. 2020. 48699-48714.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2024-09-29

How to Cite

Crepaldi, A., & Morgado, E. M. (2024). Percepção dos professores sobre a solução de reconhecimento biométrico facial para registro da chamada. Estação Científica, 18(JAN./JUN.). Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2905

Issue

Section

Artigos