Contribuições da monitoria no processo de ensino-aprendizagem em segurança do paciente: relato de experiência

Authors

  • Arthur Gonçalves dos Santos Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Raquel de Oliveira Martins Fernandes Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Marcelo Sousa Marôcco Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Keywords:

Segurança do Paciente, Gestão da Segurança, Educação em Enfermagem

Abstract

Segurança do paciente no contexto da enfermagem, destacando a disciplina de Semiologia e Semiotécnica como fundamental para garantir o bem-estar e a segurança durante a prestação de cuidados, conduzido no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora no primeiro semestre de 2023, alunos do quinto período de enfermagem foram submetidos a monitoria na disciplina "Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem". Focando na segurança do paciente, foram abordadas medidas preventivas, com destaque para a prevenção de infecções primárias de corrente sanguínea (IPCS), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e infecções do trato urinário (ITU). As atividades incluíram discussões, simulações de procedimentos e treinamentos em higiene. Foram organizados em um documento, alinhado ao plano de ensino e diretrizes da ANVISA, visando aprimorar a segurança do paciente. A monitoria foi destacada como ferramenta essencial para promover práticas seguras entre os futuros profissionais de enfermagem. Além disso, foi ressaltada a importância da monitoria na abordagem de temas cruciais como Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e prevenção. O relato de experiência destaca o papel da monitoria na conscientização dos alunos sobre riscos e boas práticas, preparando-os para o mercado de trabalho e contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a segurança do paciente, proporcionando uma experiência prática enriquecedora aos alunos, desenvolvendo competências essenciais e promovendo a segurança do paciente. A discussão incluiu a aplicação de medidas preventivas, destacando a importância de boas práticas baseadas em evidências para profissionais de enfermagem.

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Published

2024-01-30

Issue

Section

Artigos