Desafios da monitoria acadêmica durante a pandemia da COVID-19 ansiedade e incerteza: um relato de experiência

Authors

  • Arthur Gonçalves dos Santos Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Claudio Vitorino Pereira Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Keywords:

Educação em Enfermagem, Ensino superior, Docência, Fundamentos de Enfermagem

Abstract

A descoberta do novo coronavírus em Wuhan, China, em 2019, levou ao surgimento da pandemia da COVID-19. Isso resultou em mudanças significativas no ensino e aprendizagem, exigindo a adoção de ambientes virtuais de ensino. A monitoria acadêmica desempenhou um papel importante ao promover um ambiente colaborativo de aprendizagem, auxiliando os estudantes na compreensão de conceitos e no desenvolvimento de habilidades. Tanto os alunos como os monitores enfrentaram dificuldades adicionais durante a pandemia, mas a adaptação, o apoio mútuo e a colaboração foram fundamentais para superar esses desafios. Objetivou-se com esse estudo relatar a vivência do discente-monitor e de um docente do curso de graduação em Enfermagem no retorno presencial das aulas práticas durante a pandemia da Sars-CoV2. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de um docente e um discente como monitor da disciplina de Fundamentos do Cuidar em Enfermagem, ofertada aos discente do 3° período do Curso de Graduação em Enfermagem. A pandemia da COVID-19 trouxe desafios para a monitoria acadêmica, afetando monitores e alunos. O estudo relatou ansiedade e incerteza durante o ensino remoto, afetando motivação, produtividade e qualidade do ensino. As limitações do estudo incluem falta de generalização dos resultados, ausência de comparações pré-pandemia e falta de avaliação aprofundada dos efeitos emocionais. Futuras pesquisas devem considerar amostras representativas, comparar modalidades de monitoria e avaliar estratégias de enfrentamento. Instituições devem fornecer suporte emocional e capacitação tecnológica para monitores e alunos no retorno ao ensino presencial. Isso promoverá uma transição efetiva e melhorará a prática da monitoria, criando um ambiente de ensino adaptado às necessidades dos estudantes.

Published

2023-12-12

Issue

Section

Artigos