Estresse Infantil e formas de intervenção do psicólogo no ensino fundamental I: uma reflexão teórica

Authors

  • Ana Paula de Souza Eloi Faculdade Estácio de Macapá
  • Jakellyne Thayane Moraes da Silva Faculdade Estácio de Macapá
  • Mariana Morais Miccione Faculdade Estácio de Macapá

Keywords:

Estresse infantil, Terapia Cognitivo-Comportamental, Prevenção.

Abstract

No contexto atual o estresse vem preocupando todas as camadas sociais devido à sua abrangência em todos os quadrantes damesma. Nesse sentido, tal patologia tem suscitado uma atenção deliberada dos órgãos responsáveis pela saúde pública, quanto a sua incidência não apenas no Brasil, mas, em todo o mundo. O estresse pode acarretar grandes danos ao desenvolvimento humano nos âmbitos psíquico e motor como pesquisas na área comprovam esta informação. Essa patologia pode atingir o ser humano em qualquer idade e um grande número de crianças já apresentam sintomas em relação a essa doença. Neste sentido, o ambiente escolar está pré-disposto a promover o estresse perante o seu público como expostos nas diversas pesquisas que comprovam esta perspectiva. Verificouse através de estudos mais centrados que variáveis dentro do contexto escolar podem atuar como desencadeadoras do estresse nas crianças, principalmente no Ensino Fundamental I. O presente artigo tem como objetivo analisar por meio de uma revisão bibliográfica o estresse em crianças no Ensino Fundamental I e as contribuições da terapia cognitivo comportamental na intervenção e prevenção deste mal que atua na sociedade contemporânea. Pretende-se compreender as variáveis determinantes do estresse no âmbito escolar que influenciam o desempenho da criança, bem como as intervenções possíveis do terapeuta cognitivo comportamental para o desenvolvimento de uma saúde mental e relacional da criança, de forma saudável.

Published

2023-12-09

Issue

Section

Artigos