O quebra-nozes

Autores

  • Ana Claúdia Halfeld de Oliveira Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora
  • Virna Ligia Fernandes Braga Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Quebra-nozes, Balé, Música, Moda

Resumo

O artigo visa demonstrar a possibilidade de diálogos vestíveis entre o balé e a moda. Para alcançar esse objetivo foi realizado o mapeamento das danças rituais e suas evoluções, utilizando o aporte teórico dos autores Antônio José Faro, Cecília Bazzotti e Paul Bourcier. Desta forma, o texto aborda o nascimento do balé, desde a idolatria à mulher, que era a protagonista frágil, delicada e apaixonada dos espetáculos do Balé Romântico, até os rigorosos e metódicos movimentos do Balé Clássico. Paralelamente à esta evolução, o artigo se debruça sobre a biografia do compositor Peter Ilitch Tchaikovsky, responsável pela composição do balé “O Quebra-Nozes” objeto deste trabalho. Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, escritor do conto original, “Quebra-nozes & Camundongo rei”, surge no texto como aquele que deu vida a um dos maiores contos já criados e que se tornou um grande espetáculo de balé. Tchaikovsky e Hoffmann inspiram uma coleção de roupas femininas com temática relacionada ao balé Quebra-Nozes, concretizando-se em roupas de caráter contemporâneo.

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

Oliveira, A. C. H. de, & Braga, V. L. F. (2023). O quebra-nozes . Estação Científica, 12(JAN./JUN./). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2220

Edição

Seção

Artigos