PRECEPTORIA EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE
Palavras-chave:
Residência não médica, Preceptoria, Métodos de Ensino, AprendizagemResumo
As metodologias ativas constituem estratégias de ensino-aprendizagem baseadas na problematização simulada ou real da prática profissional, para que o residente reflita, analise e decida sobre a situação, apresentando envolvimento ativo no seu processo de formação. O objetivo deste estudo foi descrever as contribuições das metodologias ativas nas residências em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantiqualitativa, desenvolvido com 56 preceptores de um programa de residência multiprofissional em saúde de Belém-Pará. Aplicou-se um questionário eletrônico, cujas respostas foram analisadas por meio da estatística descritiva e Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que por meio da utilização de metologias ativas no exercício da preceptoria, os residentes desenvolvem autonomia, protagonismo, raciocínio crítico e reflexivo, destacando a importância desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem.