A MEDIAÇÃO COMO MÉTODO ADEQUADO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES QUE ENVOLVEM O ABANDONO AFETIVO POR UM DOS GENITORES

Autores

  • Aline Marcelino Bueno Faculdade Estácio de Sá Ourinhos (FAESO)
  • José Ricardo Suter Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rozane da Rosa Cachapuz Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

mediação, direito de família, acesso à justiça, abandono afetivo, resolução de conflitos

Resumo

A mediação de conflitos faz parte do Sistema Multiportas, que inspirado no modelo americano Multi-door Courthouse System, tem por finalidade estabelecer métodos adequados à resolução dos conflitos. Diante disso, esta pesquisa faz uma breve conceitualização da família, da mediação e do abandono afetivo, a fim de apresentar, por meio do método hipotético dedutivo, que a mediação é um método adequado para ser aplicado nos conflitos familiares que envolvem o abandono afetivo por um dos genitores, tendo em vista seu caráter fortalecedor dos vínculos entre pais e filhos e facilitador do acesso à justiça e a democracia.

Biografia do Autor

Aline Marcelino Bueno, Faculdade Estácio de Sá Ourinhos (FAESO)

Graduanda em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

José Ricardo Suter, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos. 

Rozane da Rosa Cachapuz, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Docente da graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Advogada. E-mail: rozane_cachapuz@hotmail.com.  

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Marcelino Bueno, A., Suter, J. R., & da Rosa Cachapuz, R. . (2022). A MEDIAÇÃO COMO MÉTODO ADEQUADO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES QUE ENVOLVEM O ABANDONO AFETIVO POR UM DOS GENITORES. Revista Hórus, 17(01), 64–86. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/1397

Edição

Seção

Artigos