A Política de Avaliação Institucional e seus efeitos sobre o Ensino Jurídico no Brasil (1995-2004)
Resumo
ResumoA avaliação institucional consolidou-se, no Brasil, como mecanismo estratégico de regulação e monitoramento da qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo a partir da década de 1990. Com a criação do Exame Nacional de Cursos (ENC), em 1996, intensificaram-se os debates sobre seus objetivos, metodologias e impactos. Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Estado e Políticas Públicas de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, analisou os efeitos da política de avaliação institucional sobre o Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA), entre 1995 e 2004. Os resultados apontam avanços na adequação administrativa e pedagógica, mas também revelam limitações quanto à efetiva melhoria qualitativa da formação jurídica.
Palavras-chave: Políticas Públicas de Educação. Avaliação Institucional. Educação Superior. Curso de Direito.