RELATO DE EXPERIÊNCIA “VIOLÊCIA SIMBÓLICA NO AMBIENTE ESCOLAR: AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO COM ALUNOS DO CTMP IV”
Resumo
RESUMO: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a realização de um projeto de extensão voltado à conscientização sobre a violência simbólica no ambiente escolar, desenvolvido no Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV (CTPM IV), na cidade de Ji-Paraná/RO. A temática surgiu a partir da percepção de que muitas práticas cotidianas, ainda que sutis, podem provocar exclusão e sofrimento entre os estudantes, especialmente os neurodivergentes (Bourdieu, 1998). O objetivo do projeto foi promover um olhar crítico sobre essas práticas e conscientizar acerca de atitudes mais respeitosas no contexto educacional. A metodologia do trabalho envolveu três etapas principais: (1) levantamento da problemática por meio da aplicação de questionário aos professores do CTPM IV, a fim de identificar percepções sobre a presença da violência simbólica na escola; (2) levantamento da literatura científica e da legislação relacionada ao tema, utilizando a base de dados Google Acadêmico para embasar teoricamente a proposta; (3) intervenção educativa com alunos da turma do 3º ano C do Ensino Médio, composta por uma apresentação oral sobre o tema e a distribuição de folders informativos produzidos pelos autores. A ação foi finalizada com uma dinâmica interativa utilizando o jogo Kahoot, para verificar o nível de compreensão dos alunos e estimular um maior engajamento. A intervenção foi realizada com autorização da direção escolar e contou com a participação ativa dos alunos. Durante a atividade, foram apresentados conceitos-chave sobre a violência simbólica, suas manifestações no contexto escolar e os prejuízos causados à convivência e ao desenvolvimento educacional. Os folders reforçaram as informações discutidas e proporcionaram material de consulta posterior. O uso do Kahoot como dinâmica ao final contribuiu para a fixação do conteúdo e gerou maior entusiasmo entre os participantes. Como resultados, observou-se que os alunos demonstraram compreensão e interesse pela temática, reconhecendo comportamentos e situações comuns que se enquadram como formas de violência simbólica. A atividade proporcionou um momento de reflexão coletiva sobre respeito, diversidade e acolhimento no ambiente escolar. Por fim, vê-se então a importância de projetos de extensão como ferramenta de transformação social e de fortalecimento da cidadania.
Palavras-chave: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. NEURODIVERGENTES. ÂMBITO ESCOLAR. EDUCAÇÃO.