Aprender Juntos: ABA, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional como Ferramentas Interdisciplinares de Inclusão Escolar

Authors

Abstract

O projeto Aprender Juntos tem como finalidade promover a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia e outras necessidades educacionais específicas. Fundamentado na integração entre Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Psicomotricidade e Terapia Ocupacional (TO), busca construir ambientes pedagógicos colaborativos que favoreçam tanto o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças atípicas quanto a convivência com seus pares neurotípicos. A proposta apoia-se em evidências científicas que comprovam a eficácia dessas práticas e tem caráter replicável, possibilitando aplicação em diferentes contextos educacionais. Espera-se como resultado a ampliação da inclusão, o fortalecimento da formação docente e a criação de um modelo sustentável de educação inclusiva.

Author Biographies

Oscar Francisco Alves Junior, Escola da Magistratura de Rondônia

Doutor pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Professor na Pós-Graduação da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON). Bacharel em Direito pela ITE Bauru/SP, Bacharel em Teologia pela UMESP, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8947984969533114. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1484-5576. E-mail: oscarprof1@gmail.com

Marly Rodrigues de Lima, Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência da Aprendizagem, Autismo e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Pedagoga. Bacharelanda em Psicologia pela Estácio – Ji-Paraná/RO. Experiência em inclusão escolar e desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares.

Published

2025-09-28