Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

ORIENTAÇÕES GERAIS

A submissão do manuscrito a ser avaliado na Revista de Ensino e Saúde na Amazônia (ISSN 2965-6648 ) é exclusivamente por via eletrônica. Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status durante todo o processo editorial. 

Durante o processo de submissão do artigo os autores devem anexar os seguintes arquivos:

  1. Manuscrito (Artigo) sem identificação, em formato Word (doc, .docx, .txt ou .rtf);
  2.  Declaração de transferência de Direitos Autorais. Esta deve ser enviada para a Secretaria Editorial (somente após a aceitação do manuscrito para publicação na revista).

Atenção! No manuscrito de submissão não deverá constar os nomes dos autores ou qualquer informação que os identifique. Estes devem ser listados apenas no sistema de submissão e na folha de rosto que deve ser preenchida devidamente e com todos os dados requeridos. 

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO
Não há taxas para os autores publicarem na Revista de Ensino e Saúde na Amazônia.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO

  • Devem ser digitados em extensão .doc, .docx, .txt ou .rtf;
  • Fonte tamanho 12;
  • Espaçamento duplo em todo o documento (incluindo resumo,
    agradecimentos, referências e tabelas);
  • Margens: Superior e Esquerda 3 cm; Inferior e Direita 2 cm.
  • Parágrafos justificado;
  • O parágrafo deverá apresentar um recuo de 1,25 cm da margem esquerda na primeira linha.
  • Ao usar siglas, deve-se usar na primeira aparição no texto, o nome por extenso e a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Título: deve ser conciso, claro e o mais informativo possível. Não deve conter abreviações e não deve exceder a 200 caracteres, incluindo espaços. Deve ser apresentada a versão do título em inglês.

Resumo Estruturado: deve condensar os resultados obtidos e as principais conclusões de tal forma que um leitor, não familiarizado com o assunto tratado no texto, consiga entender as principais implicações do artigo. O resumo deverá obedecer às regras da NBR 6028/2003 contendo em sua estrutura de 100 a 250 palavras e devem ser evitado o uso de abreviações. Deve ser subdivido em: Introdução, Material e Métodos (Metodologia), Resultados e Conclusões. Para os textos em Língua portuguesa, deve ser apresentada também a versão em inglês (Abstract).

 

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo estruturado, de acordo com o tipo de artigo submetido, devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para os Keywords. Devem ser separados por ponto e vírgula. Os descritores devem ser extraídos dos “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS): http://decs.bvs.br que contém termos em português, espanhol e inglês, e do “Medical Subject Headings” (MeSH): www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.

 

Introdução: deve ser sucinta e destacar os propósitos da investigação, além da relação com outros trabalhos na área. Uma extensa revisão de literatura não é recomendada. Cite apenas referências estritamente pertinentes para mostrar a importância do tema e justificar o trabalho. Ao final da introdução, os objetivos do estudo devem ser claramente descritos no texto sem constar subtítulos separados.

Método:  devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros. Técnicas-padrões precisam apenas ser citadas.

  • Aspectos Éticos: em caso de experimentos envolvendo seres humanos, indicar se os procedimentos realizados estão em acordo com os padrões éticos do comitê de experimentação humana responsável (institucional, regional ou nacional) e com a Declaração de Helsinki de 1964, revisada em 2000. Quando do relato de experimentos em animais, indicar se seguiu um guia do conselho nacional de pesquisa, ou qualquer lei sobre o cuidado e uso de animais em laboratório foram seguidas. Deve também citar aprovação de Comitê de Ética. Como também incluir nos anexos o parecer ético e os demais instrumentos utilizados (termo de consentimento, questionários) na pesquisa.

 

Resultados e discussão: devem ser um relato conciso da nova informação. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações. Não incluir uma revisão geral sobre o assunto, evitando que se torne excessivamente longa ou repetindo dados já incluídos na introdução do manuscrito.

Considerações finais: abordar de forma breve o desfecho da pesquisa, identificando o sentido e valor do conteúdo para a inovação cientifica. Destacando os aspectos de maior relevância durante o trabalho.

Figuras: as ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.), devem ser citadas como figuras (Exemplo: Figura 1) e inseridas no manuscrito próximo ao local onde foram citadas. As legendas devem ser sucintas, porém auto-explicativas, com informações claras, de forma a dispensar consulta ao texto. Lembre-se de anexar as figuras separadamente no ato da submissão do trabalho.

Tabelas: as tabelas com suas legendas devem ser inseridas no decorrer do texto, próximo ao local de sua citação. Todas as tabelas devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. A legenda deve aparecer em sua parte superior, precedida pela palavra "Tabela", seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (ex: Tabela 1, Tabela 2 etc). Os títulos das tabelas devem ser autoexplicativos, de forma que as tabelas sejam compreendidas dispensando consulta ao texto.

Agradecimentos (não obrigatório): os autores podem indicar por meio deste item agências de fomentos, bolsas ou quaisquer outros tipos de auxílio, incentivo ou financiamento para a realização da pesquisa.

Conflitos de Interesse: todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo. Caso não haja conflito de interesse informar “Não há conflito de interesse”.

Citações:  As citações devem atender a NBR 10520/2018 em sua totalidade na escrita do texto.

Referências:  Para a formatação das referências o autor deverá seguir as diretrizes da NBR 6023/2018 e preferencialmente utilizar o Mecanismo Online para Referências – MORE (https://more.ufsc.br/inicio ) padronizado com a NBR 6023/18 e NBR 10520/2023.

 

As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples, fonte tamanho 12 e ordenadas alfabeticamente e não enumeradas.

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Os artigos publicados por esta revista estão em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Dessa forma indicamos:

  1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores sobre a ética em pesquisa;
  2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
  3. a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  4. b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  5. c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
  6. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
  7. a)   Os editores avaliarão os manuscritos por programas de plágios, logo após a submissão;
  8. b)  Com os resultados, os editores e conselho editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;
  9. c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

 

Artigos Originais

Artigos Originais: devem relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou submetidas para publicação em quaisquer outros periódicos científicos. Devem ser resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual. No caso de Ensaios Clínicos, o manuscrito deve ser acompanhado pelo número e órgão de registro do ensaio clínico. Estes requisitos estão de acordo com BIREME/OPAS/OMS e o Comitê Internacional dos Editores de Revistas Médicas (www.icmje.org ) e do Workshop ICTPR. O limite de palavras é de 5.000 (excluindo resumo e referências); resumo e abstract com até 250 palavras, estruturado com os tópicos Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. Serão permitidos até cinco ilustrações (tabelas e figuras). No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deverá ter no máximo 30 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

Artigos de Revisão

Artigos de Revisão: devem ser uma análise crítica de avanços recentes e não apenas revisão da literatura. Devem ter resumo e abstract estruturado com até 250 palavras, máximo de 5.000 palavras, cinco ilustrações (tabelas e figuras), com a mesma formatação do artigo original. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deverá ter no máximo 40 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

 

Relato de caso

Relato de Casos: devem ser relatos breves com extensão máxima de 1.500 palavras, com máximo de três ilustrações (tabelas e figuras), resumo e abstract não estruturados e com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Colocar no corpo do manuscrito os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências. Será permitido o uso de até 20 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

Comunicação breve

Comunicações Breves: devem ser relatos sobre novos resultados interessantes dentro da área de abrangência da revista. Devem ter no máximo 3.000 palavras, mesma formatação do artigo original, incluindo o resumo e abstract estruturados com os subitens introdução, métodos, resultados e conclusões, e com até 20 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos. Sendo o máximo de duas ilustrações (tabelas e figuras) é permitido. Devem ter resumo e abstract com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Não colocar no corpo do manuscrito os tópicos introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões.

 

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