EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM: Artigo de Revisão

Autores

  • Graciana Escorce Carvalho Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná
  • Emanoela Maria Rodrigues de Sousa Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná

Palavras-chave:

Educação Continuada. Enfermagem. Treinamento

Resumo

A educação continuada, tradicional recurso no setor de saúde, se caracteriza por representar uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos. O objetivo do presente estudo consiste em analisar o programa de Educação Continuada aplicada aos profissionais de Enfermagem, assim como as práticas usuais que objetivam mudanças pontuais nos âmbitos de formação e atenção à saúde. O método de estudo trata-se de um aspecto qualitativo em base documental, correspondente à revisão integrativa. A gestão de serviço de enfermagem, ao incorporar como estratégia para capacitação o serviço de educação continuada, necessita planejar suas ações de modo que o profissional possa refletir as práticas de acordo com as necessidades de cuidado. Por se tratar de um processo contínuo, é necessário destacar os pontos fortes do programa e identificar os pontos de melhoria, objetivando verificar e garantir a eficácia do programa. As diversidades de concepção dos profissionais de enfermagem são caraterísticas contemporâneas onde possibilita construir novas habilidades e competências, sendo necessário atualizar e aprimorar o conhecimento continuamente. Cabe aos enfermeiros, reconhecer a importância de procurar formas de articulação entre diferentes áreas do conhecimento, o diálogo com os envolvidos e com os que decidem para reorientar a prática das ações educativas da equipe de enfermagem nas instituições de saúde. 

Downloads

Publicado

2024-02-25