JOGANDO COM O PRECONCEITO

A misoginia enfrentada por garotas gamers em partidas on-line

Autores

  • Ana Beatriz da SILVA Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Ivan Carlo de OLIVEIRA Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Palavras-chave:

Misoginia, Sexismo, Jogos Online, Assédio Online

Resumo

A misoginia e o sexismo têm raízes profundas. Este estudo investiga a misoginia no universo dos videogames, analisando as experiências das jogadoras em ambientes online. Utilizando uma metodologia qualitativa com entrevistas e análise de dados de jogos populares, esta pesquisa explora como os preconceitos de gênero se manifestam e afetam as jogadoras. As descobertas revelam que, apesar das mudanças sociais, a misoginia persiste nas comunidades de jogos – exacerbada por dinâmicas de poder e estereótipos dominados pelos homens. Conclui que para promover a inclusão é essencial compreender essas experiências, bem como reformar práticas e culturas nos espaços virtuais.

Biografia do Autor

Ana Beatriz da SILVA, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Graduanda do curso de Jornalismo da UNIFAP, Macapá-AP.

Ivan Carlo de OLIVEIRA, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Jornalista, Doutor em Arte e Cultura Visual -UFG Goiânia, Goiás. Professor do curso de Jornalismo da Unifap, Macapá -AP.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

da SILVA, A. B., & de OLIVEIRA, I. C. (2025). JOGANDO COM O PRECONCEITO: A misoginia enfrentada por garotas gamers em partidas on-line. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 214–242. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3931