INVISIBILIDADE NEGRA AMAZÔNICA NA COMUNICAÇÃO VISUAL DA COP30 EM BELÉM

Autores

  • Sheila Cristina da SILVA Faculdade Estácio (PA)
  • Silvania Alves NASCIMENTO Faculdade Estácio (PA)
  • Fabiana Oliveira GILLET Faculdade Estácio (PA)

Palavras-chave:

design gráfico, semiótica, identidade negra amazônica, design decolonial, design antirracista

Resumo

Durante muito tempo, a pesquisa em design gráfico e comunicação visual concentrou-se em aspectos estéticos e funcionais, negligenciando a representação de identidades culturais diversas. Contudo, a persistência de paradigmas eurocêntricos perpetua a invisibilidade de grupos como a população negra amazônica. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca analisar criticamente a comunicação visual da COP30, propondo diretrizes decoloniais e antirracistas. Tomando como base a semiótica visual e perspectivas decoloniais, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de revisão bibliográfica e análise documental de perfis oficiais e independentes. Os resultados indicaram uma sistemática invisibilidade da identidade negra amazônica nos canais oficiais, operando como um silêncio semiótico. Como principal contribuição, este artigo apresenta à literatura a importância do design gráfico como ferramenta de transformação social, oferecendo diretrizes para uma comunicação visual mais justa e representativa, capaz de fortalecer a economia criativa local.

Biografia do Autor

Sheila Cristina da SILVA, Faculdade Estácio (PA)

Graduanda em Design Gráfico pela faculdade Estácio (PA)

 

Silvania Alves NASCIMENTO, Faculdade Estácio (PA)

Graduada em licenciatura plena Letras/Inglês pela UNIP. Graduação Tecnóloga em Design Gráfico pela faculdade Estácio (PA). Pós-graduanda Lato-Sensu em Design Digital pela Faculdade Estácio (PA)

Fabiana Oliveira GILLET, Faculdade Estácio (PA)

Mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA), Especialista em Design Gráfico, Computação e Multimídia (Estácio Pará). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia/UFPA).

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

da SILVA, S. C. ., Alves NASCIMENTO, S., & Oliveira GILLET, F. (2025). INVISIBILIDADE NEGRA AMAZÔNICA NA COMUNICAÇÃO VISUAL DA COP30 EM BELÉM. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 35–60. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3925