INVISIBILIDADE NEGRA AMAZÔNICA NA COMUNICAÇÃO VISUAL DA COP30 EM BELÉM
Palabras clave:
design gráfico, semiótica, identidade negra amazônica, design decolonial, design antirracistaResumen
Durante muito tempo, a pesquisa em design gráfico e comunicação visual concentrou-se em aspectos estéticos e funcionais, negligenciando a representação de identidades culturais diversas. Contudo, a persistência de paradigmas eurocêntricos perpetua a invisibilidade de grupos como a população negra amazônica. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca analisar criticamente a comunicação visual da COP30, propondo diretrizes decoloniais e antirracistas. Tomando como base a semiótica visual e perspectivas decoloniais, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de revisão bibliográfica e análise documental de perfis oficiais e independentes. Os resultados indicaram uma sistemática invisibilidade da identidade negra amazônica nos canais oficiais, operando como um silêncio semiótico. Como principal contribuição, este artigo apresenta à literatura a importância do design gráfico como ferramenta de transformação social, oferecendo diretrizes para uma comunicação visual mais justa e representativa, capaz de fortalecer a economia criativa local.
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