INVISIBILIDADE NEGRA AMAZÔNICA NA COMUNICAÇÃO VISUAL DA COP30 EM BELÉM

Autores/as

  • Sheila Cristina da SILVA Faculdade Estácio (PA)
  • Silvania Alves NASCIMENTO Faculdade Estácio (PA)
  • Fabiana Oliveira GILLET Faculdade Estácio (PA)

Palabras clave:

design gráfico, semiótica, identidade negra amazônica, design decolonial, design antirracista

Resumen

Durante muito tempo, a pesquisa em design gráfico e comunicação visual concentrou-se em aspectos estéticos e funcionais, negligenciando a representação de identidades culturais diversas. Contudo, a persistência de paradigmas eurocêntricos perpetua a invisibilidade de grupos como a população negra amazônica. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca analisar criticamente a comunicação visual da COP30, propondo diretrizes decoloniais e antirracistas. Tomando como base a semiótica visual e perspectivas decoloniais, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de revisão bibliográfica e análise documental de perfis oficiais e independentes. Os resultados indicaram uma sistemática invisibilidade da identidade negra amazônica nos canais oficiais, operando como um silêncio semiótico. Como principal contribuição, este artigo apresenta à literatura a importância do design gráfico como ferramenta de transformação social, oferecendo diretrizes para uma comunicação visual mais justa e representativa, capaz de fortalecer a economia criativa local.

Biografía del autor/a

Sheila Cristina da SILVA, Faculdade Estácio (PA)

Graduanda em Design Gráfico pela faculdade Estácio (PA)

 

Silvania Alves NASCIMENTO, Faculdade Estácio (PA)

Graduada em licenciatura plena Letras/Inglês pela UNIP. Graduação Tecnóloga em Design Gráfico pela faculdade Estácio (PA). Pós-graduanda Lato-Sensu em Design Digital pela Faculdade Estácio (PA)

Fabiana Oliveira GILLET, Faculdade Estácio (PA)

Mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA), Especialista em Design Gráfico, Computação e Multimídia (Estácio Pará). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia/UFPA).

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

da SILVA, S. C. ., Alves NASCIMENTO, S., & Oliveira GILLET, F. (2025). INVISIBILIDADE NEGRA AMAZÔNICA NA COMUNICAÇÃO VISUAL DA COP30 EM BELÉM. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 35–60. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3925