ANÁLISE DO MOVIMENTO SOCIAL ONLINE #ADIAENEM NO NORTE DO BRASIL
Palavras-chave:
ENEM; Twitter; resistência; #adiaENEM; pandemia.Resumo
Este estudo analisa o movimento online #adiaENEM no Twitter durante a pandemia da COVID-19, que teve como objetivo adiar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio no Norte do país. A pesquisa se baseia na compreensão dos movimentos sociais online e das relações de poder construídas através das desigualdades, resistências cotidianas, lutas transversais e da autonomia do sujeito. A partir de uma netnografia, foram detectadas duas ondas do movimento em maio de 2020 e janeiro de 2021 e concluíram-se que os argumentos e a estrutura da rede diferente em cada onda. Na onda de 2020, o argumento central era as desigualdades sociais e psicológicas, enquanto em 2021, a questão central estava construída sobre um discurso de vida ou morte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.