ANÁLISE DO MOVIMENTO SOCIAL ONLINE #ADIAENEM NO NORTE DO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

ENEM; Twitter; resistência; #adiaENEM; pandemia.

Resumen

Este estudo analisa o movimento online #adiaENEM no Twitter durante a pandemia da COVID-19, que teve como objetivo adiar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio no Norte do país. A pesquisa se baseia na compreensão dos movimentos sociais online e das relações de poder construídas através das desigualdades, resistências cotidianas, lutas transversais e da autonomia do sujeito. A partir de uma netnografia, foram detectadas duas ondas do movimento em maio de 2020 e janeiro de 2021 e concluíram-se que os argumentos e a estrutura da rede diferente em cada onda. Na onda de 2020, o argumento central era as desigualdades sociais e psicológicas, enquanto em 2021, a questão central estava construída sobre um discurso de vida ou morte.

Biografía del autor/a

Ana Karoline Barbosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Publicitária, Professora da Faculdade Estácio do Pará, Especialista em Novas Mídias, Mestra em Ciência da Comunicação (PPGCOM/UFPA). Doutoranda bolsista CAPES em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará

Walter Teixeira Lima Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA) e do Programa de Pós-graduação Profissional em Inovação Tecnológica (Unifesp). Líder do Grupo Sistemas Cognitivos Artificiais (Unifesp

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Barbosa, A. K., & Teixeira Lima Júnior, W. (2024). ANÁLISE DO MOVIMENTO SOCIAL ONLINE #ADIAENEM NO NORTE DO BRASIL. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 12–35. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3123