COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE CONSUMO DE LITERATURA PARAENSE NA COMUNIDADE DIGITAL BOOKSTAGRAM:

POSSIBILIDADES, TENDÊNCIAS E CRIAÇÃO NA PLATAFORMA INSTAGRAM

Autores

  • CARLA FISCHER
  • MANUELA VIEIRA

Palavras-chave:

comunicação, consumo, Bookstagram, literatura paraense, plataformização

Resumo

O presente artigo visa refletir como se estabelecem algumas das práticas de consumo e comportamento social, na divulgação de obras literárias paraenses, publicizadas por meio da comunidade Bookstagram e mediada pelos influenciadores digitais literários, os chamados bookstagrammers. Investiga-se, sobretudo ações para o estabelecimento de negócios e engajamento, porém sem desconsiderar que estes sujeitos encontram-se também submetidos ao controle da plataforma Instagram, que os orienta, mas igualmente cerceia e padroniza o conteúdo produzido e consumido. Destarte, foram selecionados como principais categorias de análise, os estudos sobre consumo, marketing de conteúdo digital e da comunicação em rede. As pesquisas demonstram a comunidade Bookstagram enquanto espaço para a execução de ferramentas comunicacionais e de tendências para o consumo literário, assim como um ambiente controlado por dispositivos criativos e de inovação.

Biografia do Autor

CARLA FISCHER

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo; Pós-Graduada em Redação e Edição de Textos e integrante do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Consumo e Identidade" da Universidade Federal do Pará.

MANUELA VIEIRA

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

FISCHER, C., & VIEIRA, M. (2023). COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE CONSUMO DE LITERATURA PARAENSE NA COMUNIDADE DIGITAL BOOKSTAGRAM:: POSSIBILIDADES, TENDÊNCIAS E CRIAÇÃO NA PLATAFORMA INSTAGRAM. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 9(2), 89–103. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2876