COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE CONSUMO DE LITERATURA PARAENSE NA COMUNIDADE DIGITAL BOOKSTAGRAM:
POSSIBILIDADES, TENDÊNCIAS E CRIAÇÃO NA PLATAFORMA INSTAGRAM
Palabras clave:
comunicação, consumo, Bookstagram, literatura paraense, plataformizaçãoResumen
O presente artigo visa refletir como se estabelecem algumas das práticas de consumo e comportamento social, na divulgação de obras literárias paraenses, publicizadas por meio da comunidade Bookstagram e mediada pelos influenciadores digitais literários, os chamados bookstagrammers. Investiga-se, sobretudo ações para o estabelecimento de negócios e engajamento, porém sem desconsiderar que estes sujeitos encontram-se também submetidos ao controle da plataforma Instagram, que os orienta, mas igualmente cerceia e padroniza o conteúdo produzido e consumido. Destarte, foram selecionados como principais categorias de análise, os estudos sobre consumo, marketing de conteúdo digital e da comunicação em rede. As pesquisas demonstram a comunidade Bookstagram enquanto espaço para a execução de ferramentas comunicacionais e de tendências para o consumo literário, assim como um ambiente controlado por dispositivos criativos e de inovação.
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