PRATICIDADE VIGIADA:
Uma análise sobre a coleta de dados da empresa Google como modelo do dispositivo panóptico
Palavras-chave:
Google, manipulação, panóptico, coleta de dados, usuárioResumo
O artigo tem por base estudar o controle que a empresa Google exerce sobre seus usuários e como utiliza os dados armazenados para manipulação do mesmo. O estudo terá por base teórica o mecanismo panóptico que aplica a vigilância onipresente e constante, conseguindo controlar e manipular várias pessoas a partir de um único ponto de observação. O artigo através da pesquisa explicou que o usuário está ciente sobre as informações que a empresa Google tem sobre ele que e a manipulação que ocorre através da coleta de dados, traz ao usuário uma experiência de praticidade ou de invasão de privacidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.